NRI - Núcleo de Relações Internacionais
Sobre o NRI
O NRI é o Núcleo de Relações Internacionais, ou seja, um órgão de composição multidisciplinar. Esse núcleo é um braço da Arinter (Assessoria de Relações Internacionais), do IFES. Ele visa implementar em nosso campus a política de internacionalização da rede.
Qual é o objetivo do núcleo?
Como se trata de um núcleo que tem, a princípio, um caráter mediador, suas ações giram em torno de proporcionar a integração do campus-rede ao contexto da mundialização. Trabalha-se, então, no apoio, planejamento e ações relativas à internacionalização da Educação; no uso de metodologias educacionais que internacionalizam o currículo; bem como na internacionalização plena e integral do Ifes.
O núcleo é, assim, responsável por coletar demandas que visem ligar nosso campus ou a rede com todo o globo. Podem ser interesses em parcerias com países, projetos de pesquisa, proposição de programas de ensino, ou outros. Caso tenham interesse em criar algum projeto ou ações internacionais em nosso campus, o NRI será o elo para que isso se concretize.
Ações a serem desenvolvidas na política de internacionalização:
O Núcleo de Relações Internacionais (NRI) oferece oportunidades para o desenvolvimento das habilidades e competências para o século XXI por meio de experiências acadêmicas internacionais para a comunidade do Ifes; ou por meio de ações internas que fortaleçam essas trocas culturais. Essas ações podem dizer respeito ao ensino de línguas; ao diálogo com questões globais e/ou parcerias com instituições estrangeiras, tais como cursos que sejam ofertados em língua estrangeira; capacitações; projetos de extensão; projetos de pesquisa (com parcerias, fomentadas ou não, de instituições estrangeiras); entre outras. Com a criação e implantação dos NRIs, poderemos então mapear as ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à internacionalização que já se encontram em desenvolvimento nos campi do Ifes.
As ações seguem os seguintes princípios:
I - Processo de ensino-aprendizagem;
II - aprendizado de novas línguas;
III - cooperação Intercampi e acordos internacionais (Memorandum of Understanding - MoU);
IV - metodologia CLIL (aprendizado integrado ao conteúdo e linguagem);
V - integração dos eixos Ensino, Pesquisa e Extensão;
VI - internacionalização (incluindo a própria comunicação/divulgação dos dados e indicadores internacionais); e
VII - formação de cidadãos cosmopolitas.
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