Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade - NEPGENS
O NEPGENS-VNI (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade) , criado por meio da Portaria nº 173/2021, e suas alterações, conta com membros da comunidade interna e externa. Sua existência baseia-se nas concepções político-pedagógicas do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional do Ifes, instituído pela Resolução do Conselho Superior 48/2019 (PDI).
O Ifes possui o NEPGENS central, com representantes dos campi da instituição, bem como NEPGENS locais, distribuídos em diversos campi. O surgimento do NEPGENS no Ifes é marcado pela luta de mulheres, servidoras preocupadas com o compromisso da instituição no combate à misoginia e ao machismo e na promoção da igualdade de gênero. No decorrer das discussões, viu-se a necessidade de estender o olhar para questões de gênero de uma forma ampla e abrangente, acolhendo uma diversidade de pautas.
As ações do NEPGENS fundamentam-se em legislações, a saber: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n° 9.394/1996); Plano Nacional de Educação (Lei n° 13.005/2014); Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Modificada pela Resolução n° 3/ 2018) com atenção ao Art. 27, inciso XV: promoção dos direitos humanos mediante a discussão de temas relativos a raça e etnia, religião, gênero, identidade de gênero e orientação sexual, pessoas com deficiência, entre outros, bem como práticas que contribuam para a igualdade e para o enfrentamento de preconceitos, discriminação e violência sob todas as formas.
A Portaria nº 199/2022, homologa o regulamento interno do NEPGENS-VNI e estabelece suas finalidades, em consonância com a Resolução do Conselho Superior nº 35/2021: (i) Promover ações, junto à comunidade externa e interna, com vistas a uma educação inclusiva e não sexista, que busque a equidade e a igualdade entre todos, o respeito a todas as manifestações de gênero, o reconhecimento e o respeito às diversas orientações sexuais, bem como o combate à violência de gênero, à homofobia e a toda discriminação contra a comunidade LGBTQIA+; (ii) Atuar para o fomento de condições para a permanência, participação, aprendizagem e conclusão com aproveitamento e plena dignidade, em todos os níveis e modalidades de ensino, para pessoas de todas as manifestações de gênero e expressões de sexualidades; e (iii) Contribuir para a inclusão e para a formação de cidadãs(ãos) éticas(os) e solidárias(os) que praticam a cooperação e repúdio às injustiças.
As questões abordadas pelo Núcleo englobam muito mais que assuntos acerca de orientação sexual e comunidade LGBTQIA+. Estamos falando de dialogar sobre estudantes que interrompem os estudos por causa de bullying ou gravidez na adolescência; sobre adolescentes que vivem relacionamentos abusivos com seus namorados e namoradas; sobre a diversidade de violências sofridas, diariamente, por meninas e mulheres; estamos falando de meninos e homens que mergulham em profundo sofrimento por vivenciarem uma masculinidade extremamente tóxica. São questões reais, contemporâneas e que merecem um tratamento sério e acolhedor.
Através do Projeto Gênesis – projeto de extensão criado para desenvolver, prioritariamente, ações que envolvam o público externo ao IFES – o NEPGENS realiza ações importantes para o levantamento de questões sobre gênero e sexualidade, tanto para a comunidade vendanovense, como para a comunidade interna do IFES (estudantes e servidores).
No pouco tempo de existência o NEPGENS já participou e promoveu diversas atividades complementares ao ensino e de extensão. As reuniões ordinárias do NEPGENS acontecem quinzenalmente e os grupos de estudo são abertos à comunidade.
Para mais informações, siga o instagram: @nepgens.vni
Lá é possível acompanhar as ações e participar das atividades.
Quer fazer parte do NEPGENS? Preencha o formulário https://forms.gle/p19AZ4TQa7pejrXMA
Redes Sociais