Retorno às Atividades Presencias para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: Ensino Flexível
Retorno às Atividades Presenciais: Ensino Flexível
Prezado(a) estudante,
Conforme informado nas reuniões com pais/responsáveis e alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, é facultativa ao discente a participação nas atividades presenciais durante o período de oferta da estratégia de ensino flexível.
Desse modo, se o(a) estudante e sua família optarem pela participação nos momentos presenciais - que terão início em 04/10/2021 para os cursos técnicos integrados - deve ser preenchido um dos seguintes formulários (conforme condição do discente):
*se o discente for menor de idade, deve ser preenchido o formulário que corresponde ao Anexo I-A da Portaria Nº 1.191/2021: https://forms.gle/Z5AjLfCAtLhtBLFx8
*se o discente for maior de idade, deve ser preenchido o formulário que corresponde ao Anexo I-B da Portaria Nº 1.191/2021: https://forms.gle/Kw3JP4Q5hLjuLr1b7
No retorno às atividades presenciais em formato flexível, será entregue ao(à) discente que optar por frequentar as atividades presenciais o documento correspondente, que deve ser preenchido, assinado e devolvido à Gestão do Campus.
Caso o(a) estudante e sua família optem pela permanência em atividades não presenciais (APNPs), devem firmar o compromisso de realizar as atividades e avaliações previstas na oferta de ensino flexível. Tal compromisso deve ser firmado pelo preenchimento do Anexo II da Portaria 1191/2021, conforme condição do discente - se menor ou maior de idade. Por meio do formulário disponível no link https://forms.gle/RKzDEyTdo77QBmat5 será possível fazer download do documento, que deve ser salvo, impresso, preenchido, assinado e digitalizado para envio por meio do mesmo formulário.
Em ambos os casos, o prazo para registro da escolha é 10/09/2021.
Caso o discente mude de ideia e opte em frequentar as atividades presenciais, deve comunicar ao campus com 15 dias de antecedência (Portaria 1191/2021, Art. 5º, §1º).
Pesquisa complementar
Conforme dito na reunião, é de suma importância o preenchimento da pesquisa abaixo para termos conhecimento de situações de alunos pertencentes a grupos de risco, bem como para auxiliar no entendimento de situações daqueles que por ventura optarem permanecer no formato exclusivamente remoto.
O prazo para resposta é 10/09/2021. A pesquisa pode ser acessada em: https://forms.gle/yi8ymBeuD7ZdNqHy5
Fase de transição
Conforme já comunicado, o campus permanecerá em APNPs até o final do semestre 2021/1 (02/10/2021).
Desejamos um excelente retorno para todos e todas!
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: cgen.vni@ifes.edu.br ou diren.vni@ifes.edu.br
Orientações sobre a implantação da Estratégia de Ensino Flexível no Ifes - Campus Venda Nova do Imigrante para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
A Portaria nº1191 de 22 de julho de 2021, normatiza as diretrizes para a oferta das atividades acadêmicas letivas referente ao ano letivo de 2021, por meio da utilização da estratégia de ensino flexível durante a Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo Coronavírus (Covid-19).
Entende-se por estratégia de Ensino Flexível a utilização conjugada entre atividades pedagógicas presenciais e atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) como forma de possibilitar o retorno seguro e sustentável das atividades com presença física de discentes, docentes e demais trabalhadores da educação, diante do contexto de excepcionalidade ocasionado pela pandemia da Covid-19, considerando os diferentes impactos e tendências da pandemia de acordo com o Mapa de Risco do Governo do Estado do Espírito Santo, com as orientações em Saúde do Trabalhador, as orientações dos órgãos sanitários e de saúde pública dos municípios, estado e federação.
De acordo com as orientações dessa portaria, apresentamos a organização da Estratégia de Ensino Flexível do Ifes - Campus Venda Nova do Imigrante para os cursos técnicos integrados ao ensino médio em Administração e Agroindústria.
1. O Ifes - Campus Venda Nova do Imigrante adotará o Ensino Flexível a partir do dia 04/10/2021, início do 2º semestre letivo de 2021;
2. As aulas serão propostas em formato presencial, no Ifes - Campus Venda Nova do Imigrante, e em APNPs, no Ambiente virtual de Aprendizagem (AVA - Moodle);
3. Os componentes curriculares serão ofertados no ambiente virtual, Moodle, simultaneamente às atividades presenciais;
4. No ambiente virtual continuarão sendo postados material de estudo, atividades, tarefas e avaliações;
5. A participação nas atividades presenciais será facultativa ao discente (Art. 4º e 5º), para isso é indispensável o preenchimento do Anexo I (caso o discente e família optem por participar dos momentos presenciais) ou do Anexo II (caso o discente e família optem por permanecer apenas com as APNPs);
5.1 A organização dos espaços e tempos escolares se baseia na quantidade informada, via consulta realizada, de discentes no presencial e no remoto. Portanto, sem a formalização da sua escolha, a escola fica impossibilitada de alocar o(a) discente nas atividades propostas;
5.2 O(a) discente que não formalizou sua escolha permanecerá em APNPs até que manifeste sua opção. Para tal, deve comunicar ao campus com 15 dias de antecedência, enviando um e-mail para diren.vni@ifes.edu.br;
5.3 Caso o(a) discente deseje migrar do ensino remoto para o ensino flexível (com momentos presenciais), deve comunicar ao campus com 15 dias de antecedência (Art. 5º, §1º), enviando um e-mail para diren.vni@ifes.edu.br e preenchendo o formulário específico para essa opção (anexo I);
5.4 Caso o (a) discente precise de condições específicas para o retorno, é necessário que essa comunicação aconteça com antecedência mínima de 20 dias para que o campus analise a solicitação e informe ao discente da data possível de retorno, no prazo máximo de 10 dias após sua solicitação (Art. 5º, §2º);
5.5 Caso o (a) discente precise sair do ensino flexível (com momentos presenciais) e migrar para o ensino remoto, deverá preencher o formulário (anexo II) correspondente a essa escolha e o formulário disponível em https://forms.gle/SEGpiRqkZsHQJpiz9, apresentando os motivos pelos quais está solicitando a migração. A solicitação será analisada pela Coordenadoria de Curso, Gestão Pedagógica, Equipe multidisciplinar e Napne, quando houver discente com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) (conforme § 5º do Art. 5º da Portaria Nº 1.191/2021). O retorno será feito num prazo de até 5 (cinco) dias úteis a partir da data de envio da solicitação. O(A) estudante deve continuar participando dos momentos presenciais até o recebimento do parecer da solicitação;
5.6 A não participação nas atividades presenciais que não são possíveis de serem realizadas por APNPs implicará em carga horária pendente no curso (Art. 5º, §4º). Apesar da normativa falar que é possível haver pendência, o que ocorreria especialmente em relação às aulas práticas, estamos trabalhando para que isso não aconteça;
5.7 O atendimento aos(às) discentes e às famílias deve ocorrer de forma remota, em caso de presencial, agendar previamente (Art. 2º, §1º; Art. 11, §1º). Os contatos dos setores do campus podem ser encontrados em:https://vendanova.ifes.edu.br/index.php/de;
6. Para a oferta do ensino flexível a partir do dia 04/10/2021, tendo em vista os cuidados, as normas de segurança, os protocolos contra Covid-19 e a necessidade do distanciamento em sala de aula, os alunos dos cursos técnicos integrados serão divididos em grupos, Grupo A e Grupo B, para frequentar as atividades presenciais no campus;
6.1 Todas as adequações quanto a divisão dos grupos realizadas no período de 13 a 16 de setembro, por meio do formulário disponibilizado aos discentes, foram atendidas;
6.2 Os grupos de discentes comparecerão ao Ifes em dias alternados, conforme cronograma a seguir:
6.3 As atividades pedagógicas presenciais acontecerão no campus em dias alternados, no horário matutino com entrada às 7:00h e saída às 12:20h;
6.4 Para as turmas de segundo e terceiro anos as aulas no período vespertino acontecerão conforme horário de aula da turma;
6.5 Há turmas que têm aula de disciplinas optativas (Espanhol). Caso essas aulas estejam alocadas no primeiro horário (7:00h), os discentes que não cursam a disciplina optativa podem comparecer apenas no horário das disciplinas obrigatórias;
6.6 As listas com os nomes dos(as) discentes por grupo podem ser acessadas abaixo:
Turmas de Administração
1º ano
2º ano
3º ano
Turmas de Agroindústria
1º ano
2º ano
3º ano
6.7 Por questões de organização dos espaços escolares, salientamos que é imprescindível que o(a) discente compareça ao campus apenas no dia determinado para o seu grupo;
6.8 Cabe ressaltar que os cronogramas apresentados foram feitos baseados em projeções e podem ser modificados se houver mudança nas normativas institucionais ou o Mapa de Risco do Estado sofrer alterações;
6.9 Caso o (a) discente apresente sintomas associados à COVID-19 ou tenha tido contato com pessoas infectadas ou com suspeita da doença recomenda-se que procurem o serviço de saúde, bem como o cumprimento do isolamento de 14 (quatorze) dias ou pelo tempo determinado pelo médico, conforme preconizam as orientações das autoridades sanitárias. Nestes casos, não se deve comparecer ao campus e o comunicado deve ser feito por e-mail à Coordenadoria de Gestão Pedagógica (CGP), e-mail: cgp.vni@ifes.edu.br;
6.10 Caso o(a) discente manifeste sintomas no campus, a família será contatada para vir buscá-lo e procurar o serviço de saúde. Caso o(a) discente seja maior de 18 anos, a família será informada, podendo o(a) discente se ausentar da instituição e procurar o serviço de saúde sem acompanhamento familiar;
7. Para os(as) discentes que decidiram permanecer somente no ensino remoto as atividades acadêmicas das disciplinas continuarão sendo oferecidas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA - Moodle);
8. Os docentes que encaminharam autodeclaração informando que não poderão retornar presencialmente ao campus segundo a IN Nº 109/2020 (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-n-109-de-29-de-outubro-de-2020-285756030) a partir de outubro, permanecerão trabalhando em formato remoto, oferecendo a sua disciplina somente por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle). Embora essas disciplinas aconteçam via APNPs, as atividades obedecerão ao horário de aula estabelecido para a turma. As turmas serão informadas sobre as disciplinas que acontecerão de modo virtual.
Informações complementares
1. Sobre o uso do uniforme: A utilização do uniforme é obrigatória. O uniforme é composto de camisa, calça e/ou bermuda do Ifes, podendo ser usada calça jeans, desde que não possua rasgos e detalhes como apliques, rendas ou bordados. O calçado deve ser fechado. Caso o(a) discente ainda não tenha providenciado o uniforme, haverá uma tolerância nas duas primeiras semanas após o retorno, porém, ainda assim, o mesmo deverá comparecer de calça jeans, camisa e sapato fechado;
2. Sobre a alimentação no ambiente escolar: Os(as) discentes deverão, preferencialmente, trazer seus lanches. A cantina também estará aberta para venda aos que desejarem. O consumo de alimentos (trazidos de casa) deverá ser feito no momento do intervalo e dentro da sala de aula, usando a própria mesa para realizar a refeição, mantendo-se o distanciamento. O(a) discente deverá cuidar da limpeza do espaço, descartando embalagens ou restos de alimentos no local correto;
3. Sobre o espaço de convivência: O espaço de convivência dos(as) discentes poderá ser usado apenas por aqueles(as) que tiverem aulas no vespertino e no dia em que estas ocorrerão, de acordo com o horário de cada turma. A utilização desse espaço ficará restrita a armazenar alimentos sob refrigeração e aquecer no micro-ondas. Para realizar a refeição, segue-se o disposto no item 2;
4. Sobre o uso de máscaras: o uso de máscara será obrigatório durante todo o período que o (a) discente permanecer nas dependências do Ifes. Orientamos o uso de duas máscaras diárias, realizando as trocas após o horário do intervalo. Para discentes que tenham aulas no turno matutino e vespertino, recomendamos a utilização de, no mínimo, 3 máscaras, realizando a troca da 3ª máscara após o horário do almoço;
5. Uso de álcool em gel e protocolos de higiene: foram colocadas sinalizações e placas orientativas a respeito dos protocolos de higiene e dos cuidados com o Covid-19. Também foram disponibilizados, em todo o espaço do campus, Totens e dispensers com álcool em gel para uso contínuo dos alunos e servidores;
6. Sobre a entrada no campus: A entrada dos(as) discentes no campus deverá ser realizada pela guarita, a pé para que seja realizada a aferição da temperatura. Não será permitida a entrada de carros, ônibus, vans e afins transportando os discentes. Os veículos deverão estacionar antes da guarita para a descida dos(as) estudantes.
Horários de aulas 2021
Após um longo período em APNPs, retornaremos, no próximo dia 04/10/2021, nossas atividades letivas presenciais.
Como estamos divididos em grupos (A e B), nos dias 04 e 05/10, faremos uma breve recepção aos estudantes, mantendo todos os protocolos sanitários.
As turmas de primeiros anos, seguirão para o espaço da cantina do campus. As turmas de segundos e terceiros anos para o espaço de estacionamento, que nesses dias, estará reservado para essa recepção, não havendo circulação de veículos.
Em seguida, seguiremos para as salas de aula!
Para saber os horários de aulas da sua turma, clique aqui (atualizado em 15/10/2021)
Redes Sociais