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Programas da Assistência Estudantil

Publicado: Sexta, 13 de Maio de 2011, 13h40 | Última atualização em Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 15h38

 

Entende-se por Programas Universais aqueles que podem ser acessíveis a toda comunidade discente, com objetivo de favorecer o desenvolvimento integral.

 

1. O Programa de Atenção Biopsicossocial tem objetivo de promover o bem-estar biopsicossocial da comunidade discente, na perspectiva integral do ser humano. Este programa compreende as seguintes ações:

  • Acompanhamento Psicológico: visa favorecer o bem estar biopsicossocial dos estudantes, por meio de ações de natureza preventiva e interventiva, respeitando a ética e os direitos humanos. Além disso, no intuito de contribuir para o desenvolvimento de habilidades, poderão ser desenvolvidas atividades de orientação profissional e de carreiras. O Acompanhamento Psicológico deve ser realizado exclusivamente por profissional de Psicologia e é uma ção que dialoga com os demais profissionais da equipe multidisciplinar da Assistência Estudantil. 
  • Orientação e Acompanhamento Social: visa identificar, orientar, encaminhar e acompanhar os estudantes e seus familiares (quando houver necessidade) em situação de vulnerabilidade social e deverá ser realizado, exclusivamente, por profissional de Serviço Social, por meio de entrevista/ atendimento individual, visita domiciliar dentre outros instrumentos.
  • Educação Preventiva em Saúde: visa promover ações de educação em saúde, propiciando aos discentes conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a tomar decisões adequadas ao seu bem estar físico, mental e social. Estas ações podem ocorrer através de campanhas educativas, palestras, oficinas, seminários, dentre outros.  
  • Atendimento Ambulatorial: consiste em assistência em saúde prestada aos discentes do Ifes.
  • Equipamentos Assistivos à Saúde: esta ação tem o objetivo de atender os estudantes que tiverem o desempenho acadêmico comprometido pela ausência de equipamentos assistivos na área da saúde, como óculos, muletas, aparelhos auditivos, equipamentos ortopédicos, dentre outros. A concessão de tais equipamentos assistivos poderá ser custeada pelo Ifes aos alunos em situação de vulnerabilidade social, quando não tiverem os equipamentos necessários garantidos por ações provenientes de iniciativas públicas municipais ou estaduais .
  • Primeiros Socorros: são cuidados imediatos destinados aos estudantes a fim de evitar o agravamento de suas condições de saúde até que receba assistência especializada.

2. O Programa de Incentivo a Atividades Culturais e Lazer objetiva promover atividades lúdicas, esportivas e/ou culturais, que contribuam para a formação física e intelectual dos discentes, propiciando a inclusão social, na perspectiva da formação cidadã. Poderão ser realizadas atividades relacionadas às áreas de música, audiovisual, esportes, artes, cultura, língua estrangeira, comunicação e mídias, dentre outras áreas,

3. O  Programa de Apoio à Pessoa com Necessidade Educacional Especial visa apoiar as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidade Educacional Específica (NAPNE) de cada campus, contribuindo para o atendimento educacional especializado aos discentes que apresentarem tal demanda. Para fins desse Programa, considera-se PNEE (pessoa com necessidade educacional específica), os discentes com deficiências provisórias ou permanentes (física, mental, intelectual ou sensorial); discentes com transtornos globais do desenvolvimento (autismo, psicose infantil e síndromes do espectro do autismo); discentes com altas habilidades/superdotação. Esse Programa também envolve ações de informação e sensibilização de toda a comunidade acadêmica.

4. O Programa de Ações Educativas/ Formação para Cidadania tem o objetivo de promover a discussão de temas transversais ao currículo escolar. Podem ser realizadas atividades relacionadas a temas diversos, tais como: diversidade cultural e social, movimento estudantil, violência, mercado de trabalho, legislação trabalhista e de estágio, meio ambiente, Estatuto da Criança e do Adolescente, política, ética, cidadania, diversidade de gênero e sexualidade, dependência química, inclusão social, racismo, dentre outros.

 

 

 

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