Página inicial > Notícias > Uncategorised > Programas Universais

Programas Universais

Publicado: Sexta, 13 de Maio de 2011, 13h40 | Última atualização em Quarta, 25 de Maio de 2016, 13h47

São programas voltados a toda comunidade discente e/ou turmas específicas, e tem o objetivo de favorecer o desenvolvimento integral do estudante, promovendo seu bem-estar e consequentemente minimizando situações que possam interferir no desenvolvimento acadêmico. Os Programas Universais serão desenvolvidos pela equipe de Assistência Estudantil em parceria com docentes e demais servidores do campus.

Os programas universais são:

Programas de incentivo a atividades Culturais e Lazer:

É um programa que visa promover atividades lúdicas, esportivas e/ou culturais, que contribuam para a formação física e intelectual dos discentes, propiciando a inclusão social, na perspectiva da formação cidadã. Poderão ser realizadas atividades relacionadas às áreas de música, audiovisual, esportes, artes, cultura, língua estrangeira, comunicação e mídias, dentre outras áreas, de acordo com a realidade de cada Campus.

Programas de apoio à Pessoa com Necessidade Educacional Especifica:

Este programa visa apoiar as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidade Educacional Específica (NAPNE) de cada campus, contribuindo para o atendimento educacional especializado aos discentes que apresentarem tal demanda.

Para fins desse Programa, considera-se PNEE (pessoa com necessidade educacional específica), os discentes com deficiências provisórias ou permanentes (física, mental, intelectual ou sensorial); discentes com transtornos globais do desenvolvimento (autismo, psicose infantil e síndromes do espectro do autismo); discentes com altas habilidades/superdotação. Esse Programa também envolve ações de informação e sensibilização de toda a comunidade acadêmica.

Programas de Ações Educativas/Formação para Cidadania:

Este programa tem o objetivo de promover a discussão de temas transversais ao currículo escolar. Poderão ser realizadas atividades relacionadas aos temas diversos, tais como: diversidade cultural e social, movimento estudantil, violência, mercado de trabalho, legislação trabalhista e de estágio, meio ambiente, Estatuto da Criança e do Adolescente, política, ética, cidadania, sexualidade, dependência química, homofobia, inclusão social, discriminação de raça e gênero, dentre outros temas relevantes que sejam elencados pelo Campus e venham a contribuir para a educação e formação cidadã dos discentes.

Programas de Atenção BIOPSICOSOCIAL:

Este programa tem objetivo de promover o bem-estar biopsicossocial da comunidade discente, na perspectiva integral do ser humano. Para tanto, serão desenvolvidas, de acordo com a realidade de cada campus, as seguintes ações: acompanhamento psicológico, orientação e acompanhamento social, educação preventiva, campanhas educativas, atendimento ambulatorial, equipamentos assistivos à saúde, primeiros socorros, seguro-saúde e orientação nutricional.

As ações deste programa são voltadas a todos os discentes regularmente matriculados, com exceção da concessão de Equipamentos Assistivos à Saúde, que têm caráter específico, voltada prioritariamente aos discentes em vulnerabilidade social, com desempenho acadêmico comprometido pela ausência de equipamentos assistivos a sua saúde. É necessária a avaliação dos profissionais da equipe de Assistência Estudantil.