Artigo explora possibilidades e desafios do uso do ChatGPT para fins didáticos na educação literária
Pesquisa feita no IFES Venda Nova do Imigrante tem publicação de artigo sobre inteligência artificial na Revista Comunicação & Educação da USP
O artigo "A modelagem de dados para inteligência artificial: implicações e percalços no ensino de literatura" apresenta discussões pertinentes ao uso da IA para a educação, desde suas potencialidades às problemáticas que a envolvem. O debate é resultado de iniciativa financiada pela Fapes e coordenada pelos professores do Ifes Raoni Huapaya e Douglas Almonfrey. Na equipe, estão estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que participam do estudo elaborado a partir do projeto “Continuidades e reelaborações da Flânerie na crônica de Lima Barreto".
O Artigo
Com a modelagem como método central, os autores exploram a criação e o preenchimento de um banco de dados sobre a ciência da literatura, destacando os desafios e potencialidades dessa tecnologia. Para além disso, a publicação apresenta ao público as contribuições iniciais do projeto para o campo científico, com discussões tangentes aos métodos e às dificuldades enfrentadas no campo até o momento.
Gabriel Magalhães Siston, mestrando pela UFMG, comenta sobre a relevância do trabalho: "Este artigo representa uma importante contribuição para o debate sobre a aplicação da inteligência artificial na educação, mostrando como podemos utilizar tecnologias avançadas para aprofundar e facilitar o entendimento literário."
Raoni Schimitt Huapaya, doutor em Letras pela UFRJ e docente do IFES, destaca a inovação do projeto: "Nossa pesquisa é pioneira ao integrar IA e análise literária, fornecendo uma nova perspectiva para o ensino e a pesquisa acadêmica."
Natália Elda Jorge de Souza e Isabelly Pocidonio da Silva, graduandas em Letras pelo IFES, também desempenharam papéis fundamentais na pesquisa. Natália ressalta: "Participar deste projeto me proporcionou uma experiência valiosa em pesquisa e inovação, ampliando minha visão sobre as possibilidades da IA na educação e me mostrando as potencialidades de um trabalho interdisciplinar."
Reconhecimento e Futuro
A publicação do artigo na revista "Comunicação & Educação" reforça o compromisso do IFES Venda Nova do Imigrante com a pesquisa de ponta e a inovação educacional. O projeto não só coloca a instituição em destaque no cenário acadêmico nacional, mas também abre portas para futuras pesquisas interdisciplinares.
O artigo completo está disponível na edição mais recente da revista "Comunicação & Educação". Para mais informações, acesse o site da revista em https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/223532 ou entre em contato com os autores pelo e-mail collab028@ifes.edu.br.
Redes Sociais