Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Lançamento do livro Cultura e resistência indígena, da professora de História Kalna Mareto Teao
Início do conteúdo da página

Lançamento do livro Cultura e resistência indígena, da professora de História Kalna Mareto Teao

Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2024, 10h55 | Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2024, 10h55
No dia 05 de junho, houve o lançamento do livro Cultura e resistência indígena, da professora de História Kalna Mareto Teao junto aos alunos do ensino médio. O lançamento foi realizado na bibilioteca do campus Venda Nova, com o intuito de promover uma conversa com a autora e os alunos sobre o conteúdo do livro e o processo de produção de um material que atendesse à lei n.11.645/2008. O evento pretendia  aproximar a obra da autora e o  público  em geral de uma forma mais didática e dinãmica sobre os conteúdos acerca da história dos índios do Espírito Santo e de forma mais atualizada. Participaram alunos, professores e servidores no lançamento. Nosso agradecimento a biblioteca do campus que ajudou a tornar o evento especial.
 
Biografia
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. É professora do IFES campus Venda Nova e historiadora. Doutora em História (UFF), graduada em História e mestre em Educação pela UFES. Autora dos livros História dos índios do Espírito Santo. Território e identidade dos Guarani Mbya(1967-2006).
 
 
 
 

Cultura e resistência indígena

Autores: Kalna Mareto Teao Editora CRV

O livro Cultura e resistência indígena é uma obra que retrata a temática da história, da cultura e da resistência indígena dos povos Temiminós, Botocudos, Puris, Tupinikim, Guarani e Krenak. O período abordado é de longa duração, perpassando pelo período colonial aos dias atuais. A obra destaca personagens de relevância para a história nacional, dentre eles podemos citar Arariboia e Guido Pokrane. Além de retratar diversas temporalidades, esse livro proporciona ao leitor a experiência de uma leitura agradável, pois permite conhecer também aspectos curiosos sobre a cultura, a moradia, os costumes e a alimentação desses povos indígenas. Um destaque desse livro é a questão da luta indígena pelo meio ambiente com relação ao rompimento da barragem de Mariana. Outro ponto a ser mencionado é o impacto da pandemia sobre as comunidades indígenas do Brasil. Essa obra proporciona ao leitor a compreensão do passado e do presente dos povos indígenas do Brasil e suas lutas e resistências históricas.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página