NOTA OFICIAL
NOTA OFICIAL
Por meio desta nota, o Ifes - Campus Venda Nova do Imigrante posiciona-se publicamente sobre os recentes ataques que veiculam inverdades e ferem a imagem da Instituição.
O NEPGENS-VNI (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade) , criado por meio da Portaria nº 173/2021, e suas alterações, conta com membros da comunidade interna e externa. Sua existência baseia-se nas concepções político-pedagógicas do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional do Ifes, instituído pela Resolução do Conselho Superior 48/2019 (PDI). O Ifes possui o NEPGENS central, com representantes dos campi da instituição, bem como NEPGENS locais, distribuídos em 11 campi do Ifes.
As ações do NEPGENS fundamentam-se em legislações, a saber: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n° 9.394/1996); Plano Nacional de Educação (Lei n° 13.005/2014); Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Modificada pela Resolução n° 3/ 2018) com atenção ao Art. 27, inciso XV: promoção dos direitos humanos mediante a discussão de temas relativos a raça e etnia, religião, gênero, identidade de gênero e orientação sexual, pessoas com deficiência, entre outros, bem como práticas que contribuam para a igualdade e para o enfrentamento de preconceitos, discriminação e violência sob todas as formas.
A Portaria nº 199/2022, homologa o regulamento interno do NEPGENS-VNI e estabelece suas finalidades, em consonância com a Resolução do Conselho Superior nº 35/2021: (i) Promover ações, junto à comunidade externa e interna, com vistas a uma educação inclusiva e não sexista, que busque a equidade e a igualdade entre todos, o respeito a todas as manifestações de gênero, o reconhecimento e o respeito às diversas orientações sexuais, bem como o combate à violência de gênero, à homofobia e a toda discriminação contra a comunidade LGBTQIA+; (ii) Atuar para o fomento de condições para a permanência, participação, aprendizagem e conclusão com aproveitamento e plena dignidade, em todos os níveis e modalidades de ensino, para pessoas de todas as manifestações de gênero e expressões de sexualidades; e (iii) Contribuir para a inclusão e para a formação de cidadãs(ãos) éticas(os) e solidárias(os) que praticam a cooperação e repúdio às injustiças.
Entre diversas ações de extensão, o Núcleo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, realizará no dia 22/06/2022 o“1° Encontro pela Diversidade, Inclusão e Respeito” com o tema: "Políticas Públicas e a comunidade LGBTQIAP+ no ES: avanços e desafios". Farão parte da mesa a Secretária Estadual de Direitos Humanos, Nara Borgo, a coordenadora da Associação GOLD, Déborah Sabará e a coordenadora da Associação Mães pela Diversidade no estado, Mônica Alves de Faria. O público alvo são profissionais que trabalham no atendimento ao público, estudantes de nível superior de diversas áreas, comunidade LGBTQIA+ e suas famílias e comunidade em geral.
No mesmo local, também acontecerá a instalação artística ÁGUA VIVA, com fotografias, vídeos, poesias, desenhos e performances. Os critérios de seleção das obras artísticas, expressos no formulário de inscrição, vedam a inscrição de obras que contenham nudez, violência ou qualquer forma de violação de direitos humanos.
Diversidade, inclusão e respeito são preceitos fundamentais defendidos pela nossa instituição, que preza por uma educação pública e de qualidade. Contamos com todos e todas para a realização de um trabalho pautado na ética e na seriedade, que contribui significativamente com o desenvolvimento do município de Venda Nova e região.
Por fim, convidamos todas e todos a estarem conosco no “1° Encontro pela Diversidade, Inclusão e Respeito” que acontecerá no Centro Cultural Máximo Zandonadi, no dia 22 de junho. Agradecemos à Prefeitura de Venda Nova do Imigrante por mais essa parceria!
Redes Sociais