Professora de Venda Nova lança livro sobre história da educação de adolescentes e adultos no Estado
A professora do Campus Venda Nova do Imigrante, Deane Monteiro Vieira Costa, publica livro fundamentado em sua tese de doutoramento “A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos no Brasil e no Estado do Espírito Santo (1947-1963): um projeto civilizador”. Trata-se de uma incontestável e relevante contribuição para a História da Educação Brasileira e para a História da Educação do Espírito Santo.
Há poucos estudos sobre os primeiros movimentos que se voltaram para a educação do povo e, especialmente, dos adolescentes e adultos a partir da década de 1940. Neste aspecto, a escolha pela abordagem da Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA) do Ministério da Educação e Saúde (MES), nos anos de 1947 a 1963, vem preencher importante lacuna, visto que tínhamos apenas o trabalho do Professor Celso de Rui Beisiegel da USP, como o precursor dessa linha de análise (a partir da realidade do estado de São Paulo) e o trabalho do Professor Leôncio José Gomes Soares da UFMG (a partir da realidade do estado de Minas Gerais).
A forma instigante e inovadora de articulação entre a CEAA, o final da Segunda Grande Guerra Mundial e os conteúdos de um projeto de aperfeiçoamento moral da sociedade brasileira, nos moldes de um processo civilizador a partir do referencial teórico de Norbert Elias, são elementos que fazem da obra leitura indispensável para a compreensão do Leitmotiv da história da educação e da história da educação de jovens e adultos no país naquele período.
Pela originalidade, pelo rigor metodológico e, sobretudo, pela “artesania” com a qual a autora vai delineando a história da CEAA, com a história do país, da educação brasileira e de seus atores no plano internacional, nacional e local esse livro é leitura indispensável tanto como fonte de conhecimento histórico e quanto como fonte de método de pesquisa histórica.
Redes Sociais