Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O Campus

Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2012, 14h05 | Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2020, 11h10

altA ideia de interiorização do ensino técnico surgiu bem antes da nova instituição, conhecida hoje como Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes. No ano de 1998, ainda Escola Técnica Federal do Espírito Santo - Etfes, o diretor geral Jadir José Pella já vislumbrava a implementaçao de novas unidades para atender às demandas regionais do estado.

No planejamento de então Centro Federal de Educação Tecnológica - Cefetes, em 1999, ficou claro que a região das montanhas capixabas comportaria uma unidade, mas havia um impedimento legal por decreto, proibindo a abertura de novas unidades em todo território nacional. Por meio de uma boa articulação política conseguiu-se a derrubada desse decreto, surgindo assim a possibilidade de criação de novas unidades.

Como o Espírito Santo já havia se preparado para receber essa oportunidade, não foi difícil a vinda de várias unidades para serem implantadas. Como as articulações com os políticos e a sociedade local estavam bem estruturadas, estávamos certos da escolha do município de Venda Nova do Imigrante como sede para abrigar uma unidade (Campus) na região. Contudo, fomos surpreedidos ao verificarmos que o município não tinha sido contemplado nessa distribuição, mas sim o município de Ibatiba.

Esta mudança provocou intensa movimentação política para que Venda Nova do Imigrante fosse contemplada. Vários políticos se empenharam nessa luta, entre eles, o presidente da Câmara Legislativa do município à época, o vereador Marco Grilo, um dos que compunha a comitiva em Brasília para defender a vinda do Campus para Venda Nova do Imigrante.

Depois de muito empenho político, foi prometido que seria autorizada a implantação do campus VNI com a condição de que o poder Público Municipal doasse a área para sua construção. Vários terrenos foram oferecidos, mas houve grande dificuldade para aquisição, como: localização, orçamento financeiro, acesso, tamanho da área, dentre outros empecilhos.

Apesar de toda a dificuldade, contamos com a boa vontade de várias pessoas e chegamos onde estamos instalados - nesta Instituição maravilhosa, que a cada dia vai se tornando uma referência maior em educação em todo o estado.

Os cursos ofertados no Campus Venda Nova do Imigrante qualificam profissionais para atividades econômicas tradicionais da região, visando a renovação no perfil dos trabalhadores locais. O Campus iniciou suas atividades em março de 2010.

 

Missão
Promover educação profissional e tecnológico, por meio do ensino, pesquisa e extensão, com foco no desenvolvimento humano sustentável.


Cursos Oferecidos
Cursos Técnicos Concomitantes
Cursos Técnicos Integrados com o Ensino Médio para jovens e adultos – Proeja (Administração e Agroindústria)

Curso de graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Localização e contato
Rua Elizabeth Minete Perim, S/Nº – São Rafael
29375-000 Venda Nova do Imigrante-ES Brasil
Tel.: (28) 3546-8600

registrado em:
Fim do conteúdo da página