Página inicial > Notícias > Uncategorised > Ifes - Campus Venda Nova do Imigrante DIVULGA | Live, lançamento e bate-papo com Raoni Schimitt Huapaya, autor de “Lima Barreto: literatura e experiência urbana na crônica carioca”

Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2023, 10h00 | Última atualização em Segunda, 18 de Setembro de 2023, 08h21

livro

RELEASE

Lima Barreto: literatura e experiência urbana na crônica carioca”

Um mergulho nas entrelaçadas narrativas da experiência urbana e da crônica de Lima Barreto

Neste livro, o autor explora a fascinante conexão entre a crônica do autor Afonso Henriques de LIMA BARRETO (1881-1922) e a efervescente Belle Époque carioca. Ao mergulharmos nas crônicas de Lima Barreto, descobrimos um escritor que não se encaixa em rótulos simples de engajamento social ou testemunho pessoal. Neste livro, Raoni Schimitt Huapaya debate uma escrita que é mais do que desleixo ou revolta pessoal; mas sim uma exploração cuidadosa da vida urbana e das mudanças que transformaram o Rio de Janeiro em um centro cultural poderoso durante a Primeira República.

Este livro oferece uma nova compreensão das experimentações linguísticas de Lima Barreto à medida que ele dialogava com a cidade em constante mudança. A interpretação de Raoni das crônicas de Lima Barreto mostra como a rua se tornou um espaço privilegiado de experimentação, e o autor se tornou um andarilho literário, capturando a cidade em movimento.

“Lima Barreto: literatura e experiência urbana na crônica carioca” é uma leitura essencial para aqueles que desejam explorar a relação entre literatura e cidade em uma época de rápidas transformações. É uma viagem no tempo, guiada pelas palavras perspicazes de Lima Barreto e pelos comentários críticos de Raoni, que nos permitem ver a Belle Époque carioca com novos olhares e refletir ainda sobre suas implicações no mundo contemporâneo.

SOBRE O AUTOR:

Raoni Schimitt Huapaya é doutor em Ciência da Literatura (Teoria Literária) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estágio internacional na Université Côte dAzur, na França. Professor e pesquisador do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Raoni atua na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, principalmente com pesquisas sobre a escrita literária e a capacidade de atenção na experiência urbana do início do século XX. Atualmente, desenvolve estudos no campo da crônica moderna, das humanidades digitais e da formação de pesquisadores no Brasil. É autor de Lima Barreto: literatura e experiência urbana na crônica carioca (Pimenta Cultural, 2023) e organizador da reedição de Doutrina do Engrossamento (Edifes, 2017).

SOBRE A OBRA

livro2

Lima Barreto: literatura e experiência urbana na crônica carioca

Autor: Raoni Schimitt Huapaya

Pimenta Cultural, 2023 - 246 páginas (R$ 62,90)

ISBN digital: 9786559396627

Disponível em https://zenodo.org/record/8114823

ISBN impresso: 9786559396610

Disponível em https://loja.umlivro.com.br/lima-barreto---literatura-e-experiencia-urbana-na-cronica-carioca-6822248/p

DOI: 10.31560/pimentacultural/2023.96627

TRECHOS:

- CIDADE E LIVRO: “A cidade se comportaria nesse ponto como um livro no qual o cronista vai lendo as origens das atuais condições da República em meio às ruínas do processo de colonização. Um verdadeiro repositório histórico organizou-se na sensibilidade do literato” (p. 21).

- PROGRESSO E POESIA: “Se por um lado, a sofisticação da iluminação pública trazia segurança; por outro, fizera desaparecer o céu estrelado” (p. 37).

- CONTRADIÇÕES E INTERPRETAÇÕES: “A sensibilidade do cronista carioca na captação da assimetria de nossas promessas de desenvolvimento permitiu um tratamento elaborado de nossas contradições, sem as decompor necessariamente em pontos de vistas históricos, mas também sem explicações limitadoras.” (p. 69)

- CONTRASTES E SÍNTESES: “Na atividade permanente de cronista, ele elaborou um verdadeiro almanaque de nossos contrastes, contrapondo a rua e a escola, o local e o global, o subúrbio e a zona sul, o burlesco e o progresso, o luxo e a pobreza, a civilização e a ruína, o passado no presente, apontando enfim a síntese de uma cultura popular com uma intervenção intelectualizada renovada.” (p. 85)

- A CIDADE E SEUS INTÉRPRETES: “(...) uma cidade que buscava seus intérpretes. “Homens de letras” que fossem capazes de explicar aos leitores tamanhas transformações experimentadas nas ruas da capital e, ao mesmo tempo, relacionassem as nossas referências históricas de nação a essa realidade que se almejava naquele alvorecer de século.” (p. 138)

- PARÓDIA E MODERNIDADE: “Lima Barreto reagiu ao tempo pretensamente civilizatório do progresso com a irreverência que destituiu símbolos tanto pela elaboração poética como também pela caricatura iconoclasta que produziu potentes anedotas da nossa modernização.” (p. 161)

DEPOIMENTOS:

“Texto muito bem escrito, ótimas análises das crônicas. Uma bibliografia consistente, abrangente, atualizada! Muito ponderado nas reflexões. Uma escrita prudente, altamente metódica”. Prof. Dr. Wilberth Salgueiro (UFES)

“Sem chavões e clichês acadêmicos, há uma competência muito grande no manejo de referências de diversas áreas e sem ofuscar a importância do corpus literário”. Prof. Dr. Nelson Martinelli Filho (IFES/ UFES)

“A obra tem um ponto: como a questão da imprensa interfere e se mistura na obra de Lima Barreto. A linguagem que não alcança a experiência. Muito interessante trazer estes aspectos para pensar a obra de Lima Barreto”. Profa Dra. Mariana Patrício (UFRJ)

CONTATO DE MÍDIA:

collab028@ifes.edu.br

SERVIÇO - DADOS SOBRE EVENTOS DE LANÇAMENTO:

LIVE DE PRÉ-LANÇAMENTO do livro no dia 28/09/2023, 14h, no link:

LANÇAMENTO: Quarta-feira, 4 de outubro de 2023, 19h, no Instituto de Letras da UFF – Campus do Gragoatá.

LINKS:

Imagens do livro