Página inicial > Notícias > Empresa Júnior - CTA

Empresa Júnior - CTA

Publicado: Terça, 18 de Dezembro de 2018, 13h10 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 11h26

FEDERAR

SoluAli Júnior

A SoluAli Júnior consultoria constitui-se de uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por estudantes do curso superior de Ciência e Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Venda Nova Do Imigrante, cujo principal objetivo é, prestar serviços de consultorias juniores a empresas do ramo alimentício, alavancando o seu desenvolvimento social e econômico. Sendo mais específico, os serviços prestados pela SoluAli Junior são: Desenvolvimento da rotulagem de produtos de acordo com a legislação vigente, Boas Práticas de Fabricação ( BPF), estudo de embalagens e desenvolvimento de novos produtos, análises microbiológicas, físico-químicas e sensoriais de produtos, métodos de conservação da produção e organização de eventos dentre outros serviços com a finalidade de proporcionar um produto de qualidade, de acordo com as normas específicas dos órgãos de controle.

A Empresa Jr tem como propósito alavancar o interesse dos estudantes em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo curso e promover sua vivência prática, conhecendo de perto, o mercado de trabalho, além de prestar serviços de consultoria aos pequenos empresários, proprietários de agroindústrias de Venda Nova Do Imigrante e região.
A SoluAli jr, é a primeira empresa júnior fundada no IFES e é a única da região a prestar esse tipo de serviço.
A EJ já atendeu alguns produtores de Venda Nova, como por exemplo, donos de laticínios e já organizou cursos nessa área para produtores que tinham intenção de abrir uma agroindústria no ramo.

A meta da empresa é fortalecer a presença de empresas juniores no IFES campus Venda Nova do Imigrante, deixando um legado, prestando um serviço de qualidade aos empresários do ramo alimentício, orientando-os e buscando formas de ajudá-los a produzirem produtos referência no mercado, visando assim, o crescimento do Agroturismo no município e cidades vizinhas.

Apoio às Empresas Juniores.

No mês de março de 2018, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), lançou um edital de apoio às empresas Juniores do ES, selecionando projetos das EJs sediadas no estado do Espírito Santo, visando a ampliação e o aprimoramento das atividades desenvolvidas por essas empresas, a fim de promover o aumento das atividades de inovação e o desenvolvimento econômico e social do Estado.

AÇÃO ESTRATÉGICA DO EDITAL
a) apoiar o aprimoramento dos serviços prestados pelas EJs;
b) incentivar o surgimento de novas EJs;
c) estimular o empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES) capixabas;
d) incentivar e apoiar a criação de empreendimentos inovadores;
e) incrementar a competitividade das empresas apoiadas pelas EJs;
f) estimular o surgimento e a consolidação de metodologias de atração, seleção, desenvolvimento e consolidação de projetos inovadores e empresas inovadoras;
g) aumentar a quantidade e a qualidade das empresas apoiadas pelas EJs;
h) ampliar os impactos das EJs sobre a comunidade em que estão inseridas;
i) promover o aumento das atividades de inovação, bem como o desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo.
A empresa Júnior do IFES, campus Venda Nova Do Imigrante, foi selecionado pela FAPES, com o projeto de análise de água para 50 Agroindústrias de Venda Nova do Imigrante, com o valor de R$ 8,600.00, que será destinado a estruturação de EJ, junto a sua federação, e todo o custeio da logística do projeto.

IMPORTÂNCIA DO PROJETO
Nas etapas de processamento, o alimento tem contado direto com os manipuladores, equipamentos e superfícies que precisam estar corretamente higienizados, evitando qualquer tipo de contaminação. Nestas etapas a água é muito usada, por ser a base da agroindústria ela é fundamental, devido às várias funções que desempenha. Sendo assim, ela deve apresentar dois requisitos importantes: qualidade e quantidade. A quantidade deve ser suficiente para desempenhar todas as atividades na indústria e a qualidade faz referência à sua carga microbiológica e às características químicas e físicas, influenciando diretamente na qualidade higiênico-sanitária do produto final. Assim, o controle da água em seus aspectos químicos, físicos e microbiológicos é fundamental para racionalizar seu uso nas indústrias alimentícias e garantir um produto com qualidade.

A Empresa Júnior do IFES, com essa iniciativa, promove a divulgação dos seus serviços, junto a apresentação do profissional de Ciência e Tecnologia de Alimentos a sociedade, além de promover a caracterização da qualidade da água usada nas agroindústrias de Venda Nova.

CONTATO DA EMPRESA JÚNIOR;
CEL: (028) 99999-1942