Página inicial > Notícias > Qualidade do leite é tema de livro

Qualidade do leite é tema de livro

Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2013, 01h00 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 11h06

A professora Penha Piccolo, do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) da Ufes, acaba de lançar o livro "Qualidade Microbiológica do Leite Cru". A obra é uma contribuição para a promoção e divulgação de pesquisas e temas relacionados à microbiologia do leite cru, e também aborda conceitos ligados à qualidade do leite.

A obra é direcionada a profissionais da área, pesquisadores, professores, e estudantes de graduação e de pós-graduação. De acordo com a professora, apresenta temas relevantes relacionados à microbiologia do leite, como práticas agropecuárias para obtenção do leite; microbiota do leite; bactérias benéficas e patogênicas no leite e produtos lácteos; bactérias psicrotróficas; saúde do úbere e resíduos químicos; higienização na cadeia do leite; ferramentas de gestão da qualidade, entre outros.

O livro, com oito capítulos, também tem a participação dos pesquisadores Cláudia L. Oliveira Pinto, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig); Maria Aparecida V. Paiva e Brito, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Maurílio L. Martins, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ife Sudeste); Cláudia Souza Macêdo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e Luciana Oliveira de Fariña, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

SIB/Ufes

Segundo Penha Piccolo, exemplares do livro serão disponibilizados no Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da Ufes para o acesso de estudantes e pesquisadores. De acordo com a professora, o trabalho contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e do Núcleo de Difusão e Tecnologia da Epamig.

Penha Piccolo é engenheira de Alimentos, doutora em Tecnologia de Alimentos e tem atuação em atividades de pesquisa e extensão da Ufes, principalmente nas áreas de microbiologia de alimentos, qualidade e tecnologia de leite e derivados, prebióticos e probióticos.