Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Vitória recebe exposição com obras de Cândido Portinari
Início do conteúdo da página

Vitória recebe exposição com obras de Cândido Portinari

Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2013, 00h00 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 11h06

A capital capixaba vai receber a partir desta sexta-feira (18) uma mostra das obras de Cândido Portinari, um dos ícones das artes plásticas no Brasil. A exposição vai ser no Palácio Anchieta, em Vitória, sede do governo do Espírito Santo. Cerca de 40 obras do pintor estarão disponíveis ao público até o dia 15 de dezembro, com entrada gratuita.

 

A exposição “Portinari na Coleção Castro Maya” conta a história entre Portinari e Maya, amigo do pintor responsável pelo acúmulo do acervo com 168 obras originais.

Com 57 obras originais do artista, a mostra traz para Vitória, pinturas, desenhos, gravuras e documentos. Uma das mais importantes coleções de arte moderna do mundo, que foi feita entre as décadas de 1940 e 1960, agora foram transformadas em patrimônio público e no maior acerto do pintor.

O primeiro núcleo da obra, "Colecionador", reúne obras como o Menino com Pião, O Sonho e A Barca, com dois metros de altura. O segundo, ‘Mecenas’ é o resultado das encomendas de Castro Maya ao artista e terá gravuras como Trabalhadores do Engenho, Retrato de Menino e Homem a Cavalo. Por fim, ‘Amigos’ tem foco sobre os registros, fotos, documentos e obras, como o Retrato de Castro Maya, que testemunham o afeto e as afinidades que uniram Portinari e Castro Maya.

 

Serviço

 

Exposição “Portinari na Coleção Castro Maya”
Período: 18 de outubro a 15 de dezembro
Horário e dias de funcionamento: De terça a sexta-feira – das 09h às 17 horas; Sábado, Domingo e Feriados - das 09h às 16 horas

Local: Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta – Centro de Vitória

Entrada gratuita
Agendamento para grupos:
Pelo telefone: (27) 3636-1032 – (27) 3636-1048
Email: agendamento@palacioanchieta.es.gov.br
Mais informações: 3315-7071

registrado em:
Fim do conteúdo da página