Página inicial > Institucional > Uncategorised > Formação para servidoras e servidores “Educação de Qualidade RESPEITA a DIVERSIDADE”

Publicado: Terça, 10 de Janeiro de 2023, 07h10 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2023, 07h16

Realizada em 18/10/2022, a formação para servidoras e servidores do Ifes encontra respaldo na Resolução n° 2, de 30 de  janeiro de 2012, que determina as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio,  com atenção especial às considerações do Art. 16. inciso XV: valorização e promoção dos direitos humanos mediante temas relativos a gênero,  identidade de gênero, raça e etnia, religião, orientação sexual, pessoas com  deficiência, entre outros, bem como práticas que contribuam para a igualdade e para o  enfrentamento de preconceito, discriminação e violência sob todas as formas

E ainda, na primeira finalidade descrita no Regulamento Interno do Nepgens VNI (Portaria no 199, de 27 de maio de 2022) a saber:

“I - Promover ações, junto à comunidade externa e interna, com  vistas a uma educação inclusiva e não sexista, que busque a equidade e a igualdade  entre todos, o respeito a todas as manifestações de gênero, o reconhecimento e o  respeito às diversas orientações sexuais, bem como o combate à violência de gênero, à  homofobia e à toda discriminação contra a comunidade LGBTQIA+”.

A formação proporcionou reflexões sobre a forma como a escola acolhe estudantes LGBTQIAPN+ e trouxe relevantes informações sobre igualdade e equidade de gênero, diversidade sexual e o combate a todas as formas de discriminação e violência. Os participantes foram instrumentalizados para que sejam agentes na construção de uma educação inclusiva e não sexista, que busque a equidade e a igualdade  entre todos, o respeito a todas as manifestações de gênero, o reconhecimento e o  respeito às diversas orientações sexuais, bem como o combate à violência de gênero, à  homofobia e à toda discriminação contra a comunidade LGBTQIAPN+.

Disponível no Youtube em: https://www.youtube.com/watch?v=V_M-5CKPRVQ&t=936s