Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Biblioteca
Início do conteúdo da página

Biblioteca

Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2013, 20h11 | Última atualização em Quinta, 09 de Setembro de 2021, 15h44

jjj

CONHEÇA A BIBLIOTECA

Missão
A Biblioteca do Ifes Campus Venda Nova do Imigrante tem a missão de promover o acesso à informação de forma eficiente e atualizada e de buscar novas alternativas de gestão da informação que possam contribuir para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.
 
Objetivo
Dar assistência ao corpo docente e discente na pesquisa bibliográfica dos trabalhos desenvolvidos; disseminar a informação; estimular a prática de leitura de todos os usuários; apoiar a educação teórico-pedagógica vinculando-a à leitura; favorecer o diálogo intercultural e a diversidade cultural; garantir, a todo tipo de usuário, acesso as informações do acervo, inclusive com implementação de políticas que favoreçam a acessibilidade; facilitar e promover o acesso à informação, independente do suporte em que esta se encontra registrada; estabelecer políticas para a aquisição e ampliação do acervo bibliográfico a fim de atender as necessidades dos usuários; zelar pela guarda, preservação e conservação do acervo bibliográfico.
 
Instalações físicas
A Biblioteca está situada no Prédio 2, acessível aos alunos, servidores e à comunidade em geral. O ambiente oferece mesas de estudo em grupo, cabines individuais de estudo, computadores com acesso a internet, guarda-volumes, terminais de consulta ao acervo, renovação e reserva. 
 
Funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h55. 
 

 


 

Diante do cenário de pandemia da Covid-19, a Biblioteca do Ifes campus Venda Nova do Imigrante precisou reestruturar os seus serviços de atendimento. Neste momento disponibilizaremos o Serviço de Agendamento online para a comunidade acadêmica, em que os usuários da biblioteca poderão agendar uma data e horário pela internet para realizar o empréstimo e a devolução de seus livros. 

Todos os empréstimos e devoluções deverão obrigatoriamente ser agendados, tal medida visa restringir o número de pessoas no ambiente da biblioteca e contribuir para o controle da disseminação do Covid-19.

Os atendimentos ocorrerão na Biblioteca do campus, por servidores de plantão, respeitando todos protocolos de segurança vigentes https://ifes.edu.br/noticias/19194-coronavirus#lbl-retorno.

Para fazer o agendamento CLIQUE AQUI.  

 

Agendamento online VERSÃO 2

 

 


 

ORIENTAÇÕES SOBRE ENTREGA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC
 
Conforme consta na Portaria nº 151, de 21 de janeiro de 2020, todos os trabalhos de conclusão de curso (TCCs, TFCs) deverão ser depositados no Repositório Institucional (RI) do Ifes. Dessa forma, depois da defesa e da realização de possíveis correções sugeridas pela banca examinadora, é preciso observar as seguintes etapas:
 
PASSO A PASSO para entrega dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs e TFCs) na Biblioteca do campus Venda Nova.
 

DOCUMENTOS

OBS: imprimir frente e verso
 
OBS: imprimir frente e verso
 
 

MODELO DE ESTRUTURA (TEMPLATE) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

Modelo de Monografia 

Modelo de artigo

 

NORMAS

Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos e Científicos do Ifes 

Normas para Elaboração de Referências NBR 6023 do Ifes

Portaria nº 1226 - 2012 - Procedimentos de entrega TCC Graduação nas Bibliotecas

Portaria nº 151, de 21 de janeiro de 2020

 

LINKS ÚTEIS

Consulta ao acervo

M.O.R.E (Mecanismo on-line para Referências)

 

 


                

                        Pergamum foto
                CONSULTA AO ACERVO

 

A Coordenadoria de Biblioteca oferta os seguintes serviços para os seus usuários:

- Consulta local ao acervo (livros, publicações periódicas, e-books, normas técnicas e material multimídia);
- Empréstimo de materiais informacionais para comunidade acadêmica;
- Consulta, reserva e renovação on-line;
- Publicação de boletins bibliográficos;
- Orientação quanto ao uso das normas da ABNT; 
- Recepção dos novos alunos com apresentação dos serviços oferecidos pela biblioteca;
- Auxílio na normalização de trabalhos acadêmicos;
- Elaboração de Ficha Catalográfica;
- Computadores com acesso a internet;
- Guarda-volumes.  
                    


EQUIPE

Bibliotecárias:
Adriana Souza Machado
Eliana Bedim T. M. Zampirolli
 
Assistente em Administração:
Marcia Leite Zupeli
 
 

 
CONTATOS
Telefones: (28)3546-8635 / (28)3546-8636

 


jjjj






Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos e Científicos do Ifes 

Normas para elaboração de referências do Ifes - NBR 6023

Portal de Periódicos - Orientações para o acesso remoto via CAFe

Tutorial de primeiro acesso às bibliotecas virtuais via Moodle









A Biblioteca possui acesso gratuito às bases de dados do Portal de Periódicos Capes

                                            periodicoscapes

 

AGRICOLA - Agricultural Online Access (National Agricultural Library - USA)

Acesso gratuito à base de dados bibliográficos AGRICOLA com resumos em todas as áreas das ciências agrárias: medicina veterinária e zootecnia,
entomologia, fitotecnia, silvicultura e florestas, piscicultura e peixes, agronomia, solos, economia agrícola, extensão , educação, alimentação e nutrição, ciências ambientais e da terra.
(http://www.nal.usda.gov)

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação. INEP

Produzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP, esta base de dados disponibiliza as referências bibliográficas de periódicos e monografias na área educacional.
O site oferece mecanismo interno de busca, com exemplos para orientar a pesquisa. Dispõe, ainda, de serviço de cadastramento on-line para novos trabalhos.
(http://www.inep.gov.br/cibec/bbe-online/default.asp)

ChemWeb.com

Consulta gratuita a 32 bases de dados, algumas com acesso livre ao texto completo, inclusive a Beilstein Abstracts; o ACD - Available Chemicals Directory,
com informações sobre compostos e produtos químicos distribuídos por mais de 470 fornecedores; o Conference Centre, guia de congressos, conferências e eventos; o Portal para o Chemistry Preprint Server, o ChemGuide e o ChemDexPlus.
(http://www.chemweb.com)

Dialnet

É um portal de difusão da produção científica especializado em ciências humanas e sociais. Sua base de dados, de acesso livre,
foi criada pela Universidad de La Rioja (Espanha) e constitui-se de uma hemeroteca virtual que contém os índices das revistas científicas da Espanha, Portugal e América Latina, incluindo também livros (monografias),
teses de doutorados e outros tipos de documentos.
(http://dialnet.unirioja.es/)

Domínio Público

Biblioteca digital desenvolvida em software livre, que dá acesso a obras literárias e científicas de domínio público ou com divulgação autorizada. Acesso universal.
(www.dominiopublico.gov.br)

 ERIC

Conteúdo: referências bibliográficas e resumos de artigos de periódicos no Resources in Education (RIE) e no Current Index to Journal in Education. São arroladas bibliografias de 750 periódicos especializados na área de Educação.
(http://www.eric.ed.gov/)

Google Acadêmico

Fornece uma maneira simples de pesquisar literatura acadêmica de forma abrangente. Você pode pesquisar várias disciplinas e fontes em um só lugar: a
rtigos revisados por especialistas (peer-rewiewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas de pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas.
(scholar.google.com.br)

 Latindex

Base de dados multidisciplinar que concentra informações sobre publicações tecnico científicas editadas nos países da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal.
Criada em 1995 na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), passou a ser uma rede de cooperação regional a partir de 1997.Atualmente possui aproximadamente 110 títulos em Ciência e Tecnologia de Alimentos, todas no idioma espanhol.

(http://www.latindex.unam.mx/index)

Literatura Digital

Banco de dados de história literária e Biblioteca Digital de Literatura. Fonte primária e gratuita de textos literários em versão integral na internet.
Trata-se de obras do Brasil e de Portugal, a partir das melhores edições disponíveis.
(http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/)

MatWeb The Online Materials Information Resource

Base de Dados de materiais com abordagem abrangente sobre polímeros termofixos e termoplásticos, alumínio, magnésio, aço, ligas de titânio e zinco, e também uma sólida e crescente lista de cerâmica e outros metais.
Para cada material apresenta as propriedades, especificações técnicas, usos e fabricantes. Acesso gratuito

(http://www.matweb.com)

Orientador Adviser

Base de dados que apresenta o Índice Brasileiro de Bibliografia de Administração (IBBA) e o Índice Brasileiro de Bibliografia de Economia (IBBE). Na sua versão para a
Internet inclui referências bibliográficas com informações atualizadas mensalmente, contendo registros cobrindo sempre no mínimo os três anos mais recentes sobre os assuntos Administração e Economia, respectivamente. Acesso universal.
(http://www.orientador.com.br/)

Prossiga

Portal de informações brasileiras em ciência e tecnologia. É constituído por um banco de dados de localizadores de informações que direciona os usuários para sites
brasileiros que tratam das atividades de ciência e tecnologia, desenvolvidas em instituições de pesquisa, institutos de tecnologia e universidades de todo o país.
(http://prossiga.ibict.br/)

SciElo

A SciElo é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Portugal, Venezuela, Espanha, entre outros, dando acesso a artigos em texto completo.
(http://www.scielo.org/php/index.php)

SciElo Brazil

Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.
(http://scielo.br)

SciELO Livros

Integrante do programa Scientific Eletronic Library Online SciELO Brasil – resultado de um projeto financiado pela FAPESP em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), o portal visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.
(http://books.scielo.org/)

Scopus

A maior base de dados de resumos e citações de literatura científica revisada por pares, conta com ferramentas inteligentes para acompanhar, 
analisar e visualizar a pesquisa. O Scopus oferece a visão mais abrangente sobre a produção de pesquisa do mundo nas áreas de ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais e Artes e Humanidades.
(http://www.scopus.com/)

The Chemical Industry

Base de Dados destinada a profissionais da área química e campos correlatos, abrangendo todas as etapas da cadeia desde a pesquisa e desenvolvimento até a manutenção, distribuição, segurança ambiental e mercado. Acesso gratuito.
Coleção de mais de 3800 componentes pesquisáveis por nome, nome do fragmento, fórmula molecular, peso molecular, número de registro do CAS.
http://www.chemindustry.com

(USDA) - Nutrient Database for Standard Reference

Bases de dados do Governo Americano da área de Engenharia de Alimentos.
(http://ndb.nal.usda.gov)

WorldWideScience

Base de dados que grande parte das informações está disponível gratuitamente e domínio aberto. São cerca de 95 bases de dados e portais de mais de 70 países nas áreas de energia,
medicina, agricultura, meio ambiente e ciências básicas, incluindo o acesso a fontes de dados científicos.
(http://worldwidescience.org/)


A Biblioteca possui acesso gratuito às bases de dados do Portal de Periódicos Capes

                                            periodicoscapes

BIBLOS: REVISTA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO
(http://www.seer.furg.br/biblos)

CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
(http://revista.ibict.br/cienciadainformacao/index.php/ciinf/index)

DATAGRAMAZERO
(http://www.dgz.org.br/)

EM QUESTÃO
(http://www.ufrgs.br/periodicos/periodicos-1/em-questao)

ENCONTROS BIBLI
(https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb)

EMBRAPA
(https://www.embrapa.br/)

ENGENHARIA AGRÍCOLA
(http://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/pid_0100-6916/lng_en/nrm_iso)

GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY
(http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&lng=pt&pid=1415-4757&nrm=iso)

HORTICULTURA BRASILEIRA
(http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-0536&lng=pt&nrm=iso)

INFORMAÇÃO & INFORMAÇÃO
(http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/index)

INFORMAÇÃO & SOCIEDADE: ESTUDOS
(http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies)

LIINC EM REVISTA
(http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc)

PERSPECTIVAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
(http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci)

PONTODEACESSO
(http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici)

REVISTA ACB
(http://revista.acbsc.org.br/racb)

REVISTA BRASILEIRA DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO
(http://rbbd.febab.org.br/rbbd)

REVISTA DIGITAL DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
(http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci)

REVISTA IBERO-AMERICANA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
(http://seer.bce.unb.br/index.php/rici)

TRANSINFORMAÇÃO
(http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo)

 

 

 


Treinamento dos usuários 2019

Treinamento dos usuários 2018

Bibliotecas Solidárias 2017

Multa Solidária 2018

V Semana do Livro e da biblioteca 2017

VI Semana do Livro e da Biblioteca 2018

Feliz Natal e Feliz ano novo -  Biblioteca 2018

 


 

Como Gerar GRU

Pequeno tutorial de como gerar GRU através do site do Tesouro Nacional para pagamento de multas por atraso de livros:

 - Clique neste [LINK];

Será mostrada a seguinte página para o usuário:

 

GRU

 - Insira no formulário as seguintes informações:

  • Unidade Gestora (UG): 158429
  • Gestão: 26406
  • Nome da Unidade: será preenchido automaticamente como "INST.FED. ESPIRITO SANTO/CAMPUS V.N. DO IMIGR"
  • Código de Recolhimento: 28832-2 - SERVICOS EDUCACIONAIS

 - Clique no botão "Avançar";

Será mostrada a seguinte página para o usuário:

GRU2

 - Insira no formulário as seguintes informações:

  • Número de Referência: 00000000000000000001 -------> atenção! O número deve ser digitado dessa forma (19 números 0, mais o número 1).
  • CNPJ ou CPF do contribuinte: "CPF do aluno"
  • Nome do Contribuinte / Recolhedor: "Nome do aluno"
  • (=) Valor Principal: "valor da multa informado pela atendente na Biblioteca"
  • (=) Valor Total: "o mesmo valor digitado no valor principal"

OBS.: as demais informações não são necessárias!

 - Clique em "Emitir GRU";

 - Imprima a GRU gerada e, após seu pagamento, favor levar seu comprovante à Biblioteca para regularização da situação de pendência do aluno.

 

 

 

Fim do conteúdo da página