Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Evento: Índios e mulheres na História 2
Início do conteúdo da página

Evento: Índios e mulheres na História 2

Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 09h42 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 11h06

No próximo dia 24 de abril, o Neabi (Núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas) promoverá o evento “Índios e mulheres na História 2”, cujo objetivo será refletir e dialogar sobre temas em que a mulher e os indígenas são evidenciados, a fim de alargar debates que visam à ampliação do empoderamento social, cultural, econômico e histórico tanto de mulheres quanto de questões que envolvam as/os indígenas.

O evento será organizado por meio de palestras nos turnos matutino e noturno, destinado aos alunos e aos servidores do campus. Os palestrantes convidados são a artista visual Cristiane Reis de Alencar, a historiadora Kalna Mareto Teao (Ifes-VNI) e a professora de Língua Portuguesa Mariana Passos Ramalhete (Ifes-VNI). Temas como a presença indígena na História do Brasil, a violência contra a mulher e a literatura feminina serão abordados no evento.

O Neabi do campus Venda Nova do Imigrante, atua desde abril de 2017. Foi criado através da Portaria n.431 de 28 de setembro de 2017. O núcleo realiza atividades que visam a desenvolver ações afirmativas em relação às culturas indígena e afro-brasileira.

As práticas do Neabi dialogam e visam a ampliar o entendimento e os debates acerca das leis n. 10.639/2003, que versa sobre as diretrizes e bases da educação nacional a respeito da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e lei n.11.645/2008 que acrescenta o ensino da história e da cultura indígena.

Fonte: Neabi – Ifes (campus Venda Nova do Imigrante).

 

Convite Ensino Médio

Convite Superior

registrado em:
Fim do conteúdo da página