Página inicial > Notícias > Processo seletivo do Ifes para os cursos técnicos do Campus Venda Nova do Imigrante

Publicado: Sábado, 10 de Agosto de 2024, 09h58 | Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2024, 07h52

Inscrições se encerram no dia 13 de setembro. Prazo para o pagamento da taxa de inscrição acaba no dia 17.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) oferta 4.117 vagas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Edital 53/2024). A seleção é para ingresso no 1º semestre de 2025, com oportunidades em 22 campi do Ifes em todo o estado. Os editais foram divulgados nesta quinta-feira (1º) e estão publicados em: ifes.edu.br/2025.

As inscrições começaram na segunda-feira (5) e vão até o dia 13 de setembro. A taxa de inscrição para o PS 53/2024 (Técnicos Integrados) é no valor de R$ 85.

Terá direito a gratuidade (isenção) da taxa de inscrição a pessoa que tenha estudado as 2 (duas) últimas séries do Ensino Fundamental (8º e 9º ano) em escola pública (ou particular como aluno bolsista com bolsa integral em função de carência socioeconômica). O Período para solicitar a isenção da taxa de inscrição vai de 5 a 30 de agosto. O pedido deve ser feito no sistema, ao final da inscrição no processo seletivo.

Quem pode se inscrever
Os técnicos integrados são aqueles em que o estudante faz um curso técnico (formação profissional) junto com o ensino médio e, por isso, para se matricular, precisa ter concluído o ensino fundamental.

Seleção

A seleção para os cursos técnicos integrados (Edital 53/2024) será com prova objetiva, com 40 questões. A prova será realizada no dia 20 de outubro.

Cotas
As cotas são chamadas de Ações Afirmativas (AA) e têm subdivisões de acordo com critérios de renda, cor/raça/etnia e pessoas com deficiência. A legislação vigente prevê a reserva de vagas para ações afirmativas (cotas). As pessoas candidatas inscritas em vagas de cota concorrem primeiro para as vagas da ampla concorrência. Se não conseguirem a nota necessária, então concorrem nas vagas de cotas.

ATENÇÃO!

A pessoa que estudou em escolas particulares (privadas) ou em escolas filantrópicas, em parte ou por todas as séries do ensino fundamental, não poderá se inscrever para as vagas reservadas (cotas), mesmo que tenha recebido bolsa de estudos integral ou parcial.

A pessoa inscrita que decidir mudar de modalidade de concorrência ou curso deverá cancelar a inscrição e fazer nova inscrição dentro do prazo previsto no cronograma. Se a taxa já tiver sido paga, será gerado um novo boleto para efetuar novo pagamento.

Acesse os editais.

Para o Ifes Campus Venda Nova do Imigrante serão oferecidas as seguintes vagas:

Administração (Integrado) - Matutino: 96 vagas
Agroindústria (Integrado) - Matutino: 96 vagas

Em caso de dúvidas entre em contato através do WhatsApp (28) 3546-8639 (https://api.whatsapp.com/send?phone=552835468639) ou pelo email pstecnico.vni@ifes.edu.br