Página inicial > Notícias > Ifes lança editais do processo seletivo de cursos técnicos para entrada em 2024

Ifes lança editais do processo seletivo de cursos técnicos para entrada em 2024

Publicado: Segunda, 14 de Agosto de 2023, 15h50 | Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2023, 15h52

São cerca de 4 mil vagas e as inscrições começam nesta segunda (14).

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes abre editais para processo seletivo de cursos técnicos para ingresso no primeiro semestre letivo de 2024. São vagas para os cursos técnicos integrados (Edital 95/2024) e técnicos concomitantes e subsequentes (Edital 96/2024). São quase 4 mil vagas em 22 unidades do Ifes em todo o estado. Os editais estão publicados em: ifes.edu/br/2024.

As inscrições começam na segunda-feira (14) e vão até o dia 30 de setembro. A taxa de inscrição para o PS 95/2023 (Técnicos Integrados) é no valor de R$ 85. Para o PS 96/2023 (Técnicos Concomitantes e Subsequentes), o valor da taxa é de R$ 65.

Os candidatos que desejem pedir a gratuidade (isenção) da taxa de inscrição devem estar atentos ao prazo: de 14 de agosto a 18 de setembro. O pedido deve ser feito no sistema, ao final da inscrição no processo seletivo.

Quem pode se inscrever
Os técnicos integrados são aqueles em que o estudante faz um curso técnico (formação profissional) junto com o ensino médio e, por isso, para se inscrever, precisa ter terminado o ensino fundamental.

Os cursos técnicos concomitantes podem ser feitos por quem ainda está fazendo o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em outra escola e deseja fazer ao mesmo tempo o curso técnico no Ifes. Já os cursos técnicos subsequentes são aqueles que podem ser feitos por quem já concluiu o Ensino Médio e pretende fazer apenas o curso técnico no Ifes.

O edital do processo seletivo para cursos técnicos integrados para jovens e adultos (Proeja) será divulgado no mês de setembro. Os cursos técnicos Proeja são voltados a pessoas com mais de 18 anos e que não possuem o Ensino Médio.

A seleção para o edital 95/2023 - Cursos Técnicos Integrados será com prova objetiva, com 40 questões. A prova será realizada no dia 29 de outubro.

ACESSE OS EDITAIS

Confira a lista de cursos que serão oferecidos:

Venda Nova do Imigrante:
Administração (Integrado) - Matutino: 72 vagas