Página inicial > Notícias > Dia Internacional da Mulher e Aniversário do Campus Venda Nova do Imigrante

Dia Internacional da Mulher e Aniversário do Campus Venda Nova do Imigrante

Publicado: Quarta, 08 de Março de 2023, 16h53 | Última atualização em Quarta, 08 de Março de 2023, 16h53
Segue abaixo a carta aberta da Diretora-Geral:

"Prezados e prezadas colegas, bom dia!

Dia 8 de março é um dia importante no campus Venda Nova do Imigrante, mas também no mundo. Um dia de comemorações para nós, mas também de reflexões e reafirmação de uma luta que ainda tem muito caminho a ser percorrido.

Por isso, resolvi fazer esse texto e confesso que não consegui separar essas duas datas que se fazem presentes no dia de hoje.

Hoje nosso campus completa 13 anos! Um curto caminho percorrido diante de tudo que ainda virá! Mas a pouca idade do Ifes - Campus Venda Nova do Imigrante se contrasta com seu desenvolvimento e destaque dentro da Rede Federal e de Ensino.

Na data de hoje é importante parabenizar a nossa escola e refletir que o que dá "vida" ao nosso campus somos todos nós. Nosso Ifes é um reflexo do que somos, fazemos e planejamos. Um reflexo de cada aluno, servidor e terceirizado que hoje faz parte dessa equipe ou que já passou por aqui. Juntos construímos essas paredes, cuidamos da segurança, limpeza e manutenção, desempenhamos importantes papéis na gestão, no ensino e na pesquisa. Os números não mentem e mostram que no nosso campus as conquistas são fruto de muito trabalho:

Foram 295 alunos formados nos nossos cursos técnicos concomitantes, 58 no PROEJA, 1237 nos nossos cursos técnicos integrados ao ensino médio, 93 nos nossos cursos de graduação e 42 na pós-graduação, totalizando 1725 egressos ao longo desses anos!

E o ensino não se fez só com atividades em sala de aula e laboratório, até agora foram 4 programas, 35 projetos, 38 cursos, 24 eventos e 1 produto, totalizando 102 ações!

Na pesquisa nossa história contempla 188 projetos já executados, 14 grupos de pesquisa certificados, 7 eventos de pesquisa e 4 de pós-graduação.

Na extensão, ultrapassamos os muros da instituição com 20 programas, 66 projetos, 49 cursos, 73 eventos, 5 prestações de serviço, 2 produtos, totalizando 215 ações!

Hoje, parabenizo o Ifes e agradeço a cada pessoa que ajudou a construir essa linda trajetória de sucesso!

Contudo, como mencionei no início do texto, quis o destino que o nascimento do nosso campus ocorresse no dia Internacional da Mulher. E hoje, como primeira mulher à frente do nosso campus, não posso deixar de falar dessa data que representa o fortalecimento de um espaço de luta por direitos, luta esta que está longe de acabar. Como gestora, desejo que mais e mais mulheres assumam cargos de liderança e sejam respeitadas por sua capacidade e trajetória, não só no dia de hoje. Desejo que nossas servidoras tenham tranquilidade para exercer sua profissão, tenham o espaço de fala respeitado e consigam não se sobrecarregar exercendo a maternidade e cuidando do seu lar. Desejo que nossas alunas se formem como mulheres fortes e que compreendam e lutem pelos seus direitos dentro de uma sociedade tão machista e opressora que nos cerca. Desejo que crimes de assédio, violência e feminicídio sejam tratados e conduzidos com seriedade.

Ainda esse mês teremos uma palestra sobre assédio a ser ministrada aos nossos alunos e alunas, organizada pelo Nepgens, Diren e DG. Outras ações também estão sendo planejadas para os servidores e servidoras dentro dessa mesma temática tão importante para o nosso ambiente escolar.

Finalizo agradecendo a atenção até aqui e pedindo que reflitam sobre o "nosso 8 de março". Parabéns Ifes - Campus Venda Nova do Imigrante, vamos em frente que a luta é constante e as conquistas virão!

Um grande abraço!"