Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Cursos técnicos integrados: Início do ano letivo de 2023
Início do conteúdo da página

Cursos técnicos integrados: Início do ano letivo de 2023

Publicado: Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 07h18 | Última atualização em Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 08h06
Prezados(as) estudantes, pais/responsáveis! 
 
Apresentamos neste texto algumas orientações relacionadas ao início do ano letivo de 2023 para os cursos técnicos integrados. As orientações - embora direcionadas para os alunos ingressantes - também devem ser observadas por todos os alunos. Após o início das aulas, acontecerão momentos de orientação para os alunos e serão agendadas reuniões com os pais/responsáveis para mais informações. 
 
As aulas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio serão iniciadas no dia 01/02/2023, para todas as turmas. 
 
DO HORÁRIO: 
Todas as turmas (1º, 2º e 3º anos) terão aulas das 7h às 12h20 (com intervalo das 8h40 às 9h).  
Alunos de 2º e 3º ano terão aula uma ou duas vezes na semana (de acordo com o curso e a série) também à tarde (das 13h30 às 16h).
Vale ressaltar que os atrasos, sem justificativa, são registrados como ato de indisciplina leve, de acordo com o Código de Ética e Disciplina Discente. 
 
DO UNIFORME: 
O uso do uniforme é obrigatório nas dependências do campus para os alunos dos cursos técnicos integrados (conforme Portaria DG-VNI Nº 495, de 23 de dezembro de 2022) e deve possuir as seguintes características: 
I. camisa branca padrão com emblema da instituição;
II. calça comprida, tipo jeans, azul-escuro ou preta ou calça comprida preta de tactel ou helanca padrão com emblema da instituição ou bermuda preta de tactel ou helanca padrão com emblema da instituição;
III. tênis, sapato fechado ou bota tipo boot. 
 
A camisa padrão do uniforme pode ser adquirida em loja de venda de uniforme localizada em Venda Nova do Imigrante. Para os(as) estudantes ingressantes – alunos dos 1ºs anos - haverá uma tolerância até 05/04/2023. Após essa data, casos de estudantes sem o uniforme serão notificados como ato de indisciplina leve, de acordo com o Código de Ética e Disciplina Discente.  
 
Para algumas disciplinas que fazem uso de laboratórios será necessário o uso de jaleco. Nesses casos os alunos são orientados pelos docentes responsáveis e dispõem de um prazo para providenciar o jaleco.  
 
DOS LIVROS DIDÁTICOS:  
Os livros serão entregues aos estudantes no início do ano letivo e devem ser devolvidos no encerramento de cada ano.  
Os estudantes devem aguardar o comunicado da CAE para a entrega, que será realizada por turma e dentro do horário a ser agendado.  
Estudantes de 2º e 3º ano que não devolveram os livros, devem aguardar o comunicado da CAE sobre a devolução.  
  
DA CARTEIRINHA DE ESTUDANTE:  
A carteirinha de estudante é disponibilizada no Sistema Acadêmico, sendo 100% digital.
 
A proposta compreende na utilização do documento no Q-Acadêmico WEB em seu formato digital, que é gerado pelo aluno sempre que necessário, nele consta um QrCode que possibilita a validação pelo estabelecimento o qual o documento está sendo apresentado. 
 
 
DOS MATERIAIS DIDÁTICOS 
Não temos lista de materiais. Cada estudante tem autonomia para escolha na aquisição e quantidade de materiais regulares, tais como: cadernos, canetas, lápis, canetas, entre outros. Entretanto, alguns materiais poderão ser solicitados pelos professores após o início das aulas, conforme necessidade específica de cada componente curricular. 
Recomendamos o uso de agenda escolar (física ou virtual) para anotações de provas, atividades e outros compromissos. Recomendamos também que traga seu próprio utensílio para hidratação durante o dia (copo, caneca ou garrafinha individual para água). 
 
OUTROS INFORMES 
Para os ingressantes: a distribuição dos alunos nas turmas estará afixada próxima às portas das salas de aula no dia 01/02/2023. Destacamos as turmas são organizadas de modo que tenham a maior diversificação possível quanto a forma de ingresso (notas, cotas...) - por esse motivo solicitações de trocas de turma somente são atendidas em situações específicas e após análise da Gestão do Ensino do Campus (CGP, Coordenações de Curso, CAM, Diren).
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página