Página inicial > Notícias > Salve a Escola de Jovens Titãs

Salve a Escola de Jovens Titãs

Publicado: Quarta, 26 de Julho de 2017, 11h42 | Última atualização em Quinta, 27 de Julho de 2017, 11h55

Podemos parafrasear o ditado popular “semestre Novo, vida discente nova”, entretanto, se de fato desejamos que no início de dezembro tenhamos orgulho de nossos feitos acadêmicos, precisamos repensar nossas atitudes, porque “fazer, todos os dias, as mesmas coisas e esperar resultados diferentes é a maior prova de insanidade” (Albert Einstein).

É extremamente importante que a busca pelo conhecimento seja horizonte de todas nossas conversas pelos corredores, de nossas aulas, nas muitas provas, seminários, etc. Ressaltamos que não existe uma receita imediata para solução de todos os problemas que permeiam o ambiente existencial do aprender e do ensinar, porém, partimos da seguinte compreensão, “a questão da educação são como plantar oliveiras: não espere uma grande colheita imediatamente, porque vai demorar anos, muitos anos” (Pepe Mujica).

Ser um “jovem Titã” é um desafio que somente quem vivencia pode mensurar. Muitas disciplinas, inúmeras atividades avaliativas, trabalhos, relatórios e outras tantas atividades. Meu caro aluno, talvez hoje você não compreenda tudo isso, afinal, infelizmente está profundamente arraigado em nosso espírito o grande equívoco de culpar o presente e admitir o passado e esperar muito pelo futuro. Quiçá, o sentido de nossa vida discente e especialmente a vida humana na terra seria melhor se sempre nos lembrássemos da seguinte premissa: “os que nunca vivem os momentos presentes são os que não vivem nunca” (Piet Hein).

Quando vamos à academia precisamos de muita dedicação e disciplina no cuidado com nosso corpo, tendo em vista a saúde e a definição estética dos nossos músculos. Ora, se é tão difícil a malhação dos nossos bíceps, tríceps, peitoral, não seria um grande equívoco conceber nossa “malhação cerebral”, na Academia Ifes algo fácil? Para muitos isso parece ser masoquismo, mas todo esse cansaço, o stress, as muitas noites em claro, valerão a pena, uma vez que dos grandes desafios é que nascem os milagres. Nossa época esqueceu que por mais que tenhamos os mais sofisticados mecanismos didáticos, o processo de conhecimento sempre foi e será uma tarefa hercúlea cujo o processo é árduo e os frutos são doces.

20401163 1615143258525563 1442152917 n

Somente venceremos os muitos desafios da vida estudantil quando partilhamos juntos da convicção que apenas o conhecimento quebra as correntes da infinita estupidez humana, e nos liberta das encantantes cavernas das ilusões de uma época trágica na qual os humanos têm medo da luz. Além do mais, a verdadeira sabedoria que a escola nos fornece, faz com que desapareça entre nós os sepulcros do orgulho, do consumismo, da vaidade, e outros tantos males de um tempo acorrentado por preconceitos.

Entretanto, não necessariamente o saber conduz a felicidade, afinal, todas as coisas cruéis se fazem com saber e ciência. Rubem Alves nos ensina, “o mundo bom não se faz apenas com saber, o mundo bom se faz com bondade e quem só tem saber e não tem bondade só contribui para o mundo mais feio.” Se não aplicarmos os conhecimentos adquiridos nesse campus para transformação do mundo, de nada adiantou nosso empenho. Portanto, o ensinamento mais importante que “Academia dos Jovens Titãs” jamais deverá esquecer vem do preceito de Agostinho: “Ame e faça o que quiser”. Se tivermos o amor enraizado em nossas vidas, nenhuma coisa senão o amor serão frutos de nosso ambiente educacional, e que se estenderá sobre a face da terra.

20447196 1615143345192221 1255324325 o

Por conseguinte, a sábia aplicação do conhecimento, a função social da sabedoria, a consciência crítica e a prática do bem são as sublimes e principais missões do grupo que repletos de alegria fazemos parte. Se nós, servidores do Ifes não formos capazes de proporcionar esses valores, perdoem-nos e que o Absoluto nos oriente a rever nosso caminho para que não permaneçamos nesse desacerto acadêmico.

Que o desejo pelo conhecimento esteja em cada um de nós para continuarmos nos movendo no caminho do bem, e principalmente no amor pela vida e pelo mundo. Afinal, segundo Paulo, “ainda se tivéssemos o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência...se não tivéssemos o amor, nada seríamos. ”

Um semestre pleno de nós mesmos para todos!

Edson Kretle (Profeta)