Página inicial > Notícias > Projeto das disciplinas de História e Artes é aprovado em Seminário da Ufes

Projeto das disciplinas de História e Artes é aprovado em Seminário da Ufes

Publicado: Segunda, 09 de Junho de 2014, 00h00 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 11h06

O projeto intitulado A juventude e suas artes rupestres contemporâneas das professoras Deane Monteiro Vieira Costa e Maria José Corrêa de Souza foi aprovado para ser apresentado do dia 29 a 31 de julho, no III Seminário de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos, que ocorrerá na Universidade Federal do Espírito Santo.

deane

O trabalho apresenta as experimentações artísticas em desenho e fotografia de jovens alunos do 1º ano do ensino médio integral do curso de agroindústria, do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus de Venda Nova do Imigrante.

Os objetivos desta atividade foram: estudar a contemporaneidade da arte rupestre dos homens pré-históricos em suas cenas de caça, rituais, danças e alimentação com o cotidiano do homem moderno, nas disciplinas de História e Artes.

A análise das cenas e a produção artística foram orientadas pela perspectiva histórico-crítica, cujo ponto de partida é a concretude da vida humana em um determinado tempo histórico e espaço. Foi discutido e percebido pelos jovens alunos que a continuidade e a ruptura nas temáticas se deram pelo o fato de as produções artísticas humanas sempre se constituírem pelas mãos, sentimentos, pensamentos dos homens em determinadas condições econômicas, políticas e históricas de suas sociedades.