Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Institucional > A incubação
Início do conteúdo da página

A incubação

Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2015, 09h48 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2023, 09h51

O que é uma incubadora?

É um ambiente especializado em que oferece um conjunto de apoio gerencial, tecnológico e oportunidades de capacitação, parcerias, capitação de recursos e negócios para o desenvolvimento prático de projetos de inovação.


Para o Ifes, a Incubadora é um “habitat de inovação”, um verdeiro laboratório para empreendedores inovadores (alunos, servidores e comunidade) que articula ensino-pesquisa-extensão para promover desenvolvimento humano e social.

O foco principal é atender novas ideias para gerarem startups de sucesso. Mas a incubadora também presta assistência a negócios de base tradicionais auxiliando em possíveis inovações, seja no modelo de negócio, produto, atendimento, tecnologia, entre outros.


A Incubadora do Ifes trabalha em rede e está presente em 12 campi e disponível para atender empreendedores de todo Estado.

Nossos processos

O Programa de Incubação de empreendimentos compreende três processos que são independentes entre si e possuem critérios próprios para seleção de empreendimentos.

Pré Incubação

Etapa realizada por meio de realização de curso de Formação Inicial Continuada - FIC, para, aprimoramento do plano de negócio, o aperfeiçoamento de protótipo funcional ou o amadurecimento das competências empreendedoras. A préincubação se constitui no apoio a empreendimentos de inovação em fase de elaboração ou implantação, que serão objeto de avaliação técnica e econômica para apuração de sua viabilidade mercadológica. A proposta é apoiar ideias ou soluções em produtos e serviços com forte apelo mercadológico.

Incubação
Consiste em processo de desenvolvimento, produção e comercialização de produtos ou prestação de serviços com características inovadoras.
A formalização e tempo de incubação é definido em termo de adesão próprio com assessoria do Ifes na interlocução entre professores, alunos, empreendedores e associações, na realização de testes laboratoriais, disponibilização de espaço físico para desenvolvimento das atividades do empreendimento, até sua graduação.

Pós Incubação
Processo de apoio e relacionamento do empreendimento com a Incubadora após sua graduação.

Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!

registrado em:
Fim do conteúdo da página