Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > LANÇAMENTO do Ebook - Rotas Turísticas das Montanhas Capixabas
Início do conteúdo da página

LANÇAMENTO do Ebook - Rotas Turísticas das Montanhas Capixabas

Publicado: Sexta, 22 de Março de 2024, 10h22 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2024, 15h15

 

O Instituto Federal do Espírito Santo, campus Venda Nova do Imigrante, por meio da Incubadora de Empresas, realiza o lançamento do E-book das Rotas Turísticas das Montanhas Capixabas.  É o resultado do Projeto de Mapeamento das Rotas Turísticas das Montanhas Capixabas, submetido no Edital FAPES nº 12/2022 – Universal Extensão,  que teve como objetivo  o mapeamento, identificação  e fortalecimento das rotas turísticas das Montanhas Capixabas, coordenado pela servidora Zâmora Cristina.

A demanda surgiu a partir de um trabalho realizado com a entidade parceira do projeto, Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureaum, orientado pela Andreia do Rosário. O projeto contou com a parceria do Sebrae, que auxiliou no custeio da contratação da empresa de design e deu suporte nas visitas in loco realizadas. 

A iniciativa abrangeu 24 rotas, circuitos e roteiros nos municípios de Domingos Martins, Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Castelo, Conceição do Castelo, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

Durante a fase inicial do projeto, mais de 530 empreendimentos foram abordados por meio de um questionário, e foram realizadas 31 visitas in loco, envolvendo mais de 24 colaboradores, para coletar informações cruciais sobre as rotas e suas necessidades. Essas atividades permitiram um diagnóstico detalhado das condições das rotas, incluindo extensão, sinalização, acesso e número de empreendimentos e funcionários atuantes. Como exemplo, foi identificado que os empreendimentos movimentam mais de 2.000 empregos na região.

Com base nesses dados, foram identificadas necessidades prioritárias nas rotas, como melhorias nas vias de acesso, sinalização, divulgação e capacitação de pessoal. Essas informações permitem um primeiro passo para elaboração de outros projetos para o desenvolvimento turístico da região.

Todos os materiais e informações obtidas foram compartilhadas com a empresa Balaio Design e Estratégia, responsável pela criação das identidades visuais das rotas e pela elaboração do Ebook Online.

O Ebook elaborado contém informações relevantes sobre cada rota, incluindo dados históricos, principais experiências oferecidas, eventos, atrativos, empreendimentos para visitar e curiosidades. 

A reunião final para entrega dos produtos, foi apresentada durante a reunião de Finalização do Projeto Mapeamento das Rotas Turísticas das Montanhas Capixabas, realizada em 31/01/2024, com a presença de representantes das rotas, do Sebrae, do Montanhas Capixabas Convention e do IFES Campus Venda Nova do Imigrante. Este evento marcou o encerramento bem-sucedido do projeto, consolidando um importante passo para o desenvolvimento do turismo na região das Montanhas Capixabas.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página