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Planeje suas demandas de compras

Publicado: Quinta, 09 de Março de 2023, 10h07 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2024, 07h55

GUIA DEMANDA DE COMPRAS

Guia para elaboração do Plano de Contratações Anual (PCA)

Referência: Decreto nº 10.947/2022

1 INTRODUÇÃO

1.1 Os setores requisitantes de compras precisam planejar as demandas previstas para o exercício subsequente, as quais formarão o Plano de Contratações Anual (PCA), tendo como produto final um calendário de processos de compras/contratações (Decreto nº 10.947/2022, amparado pelo inciso VII, caput do Art. 12 da Lei 14.133/2021)

1.2 Dentro do planejamento, cabe ao responsável requisitante elaborar o Documento de Formalização de Demanda (DFD), a ser preenchido no portal de compras federais (https://www.comprasnet.gov.br/seguro/loginPortal.asp). Tal exigência está prevista no Art. 10 do Decreto nº 10.947/2022.

1.3 Etapas e prazos

A elaboração do planejamento de compras envolve as seguintes etapas e prazos:

Etapa

Data Limite

Levantamento da demanda e preenchimento dos Documentos de Formalização de Demandas (DFDs)

1º de Abril (Art. 10)

Consolidação do Plano de Contratações Anual (PCA) pelo setor de compras

30 de Abril (§ 3º, Art. 11)

Aprovação das contratações previstas pela autoridade competente (diretoria-geral)

1ª quinzena de maio

Divulgação do PCA no Portal Nacional de Compras (PNCP)

https://pncp.gov.br/app/pca?pagina=1

Automática após aprovação da autoridade competente

Tabela 1 - Etapas do Plano de Contratações Anual (PCA) - Conforme Decreto nº 10.947/2022

 

2 LEVANTAMENTO DA DEMANDA

2.1 Conforme o Decreto nº 10.947/2022, que disciplina a elaboração do Plano de Contratações Anual (PCA), não é mais necessário inserir no sistema os dados sobre cada item específico da demanda. A inserção poderá se dar apenas pelo tipo de demanda, ou seja, a classe de itens normalmente adquiridos em um mesmo processo de compra.

2.2 Contudo, para se chegar ao valor estimado de cada classe de itens, é necessário que o requisitante elabore a sua planilha de itens demandados. Essa planilha de itens também servirá para a abertura posterior dos processos de compra.

2.3 Assim, o primeiro passo para o Planejamento das compras é a elaboração das planilhas de itens demandados. Pode-se utilizar as planilhas já elaboradas em anos anteriores ou baixar o modelo disponível AQUI.

2.3.1 Orientações para o levantamento da demanda:

a) Os itens já planejados para serem adquiridos constam no Plano de Contratações ano em vigor, disponível para consulta AQUI.

B) compras realizadas no ano anterior - para o adequado dimensionamento da demanda, CLIQUE AQUI e consulte as compras realizadas no ano anterior, onde se obtém os números dos processos, podendo acessá-los no SIPAC e verificar os itens adquiridos.

c) Orientações para demandas específicas:

c.1) As demandas de materiais para uso em laboratórios devem ser encaminhadas inicialmente para o e-mail da Coordenadoria de Laboratórios, laboratorios.vni@ifes.edu.br, através de planilhas preenchidas conforme modelo que será definido pela própria Coordenadoria de Laboratórios;

c.2) As demandas de material de uso geral do campus (materiais de expediente, limpeza geral, manutenção geral etc.) serão elaboradas pela Coordenadoria de Almoxarifado. Já as demandas específicas para esses tipos de materiais devem ser planejadas pelo setor demandante;

c.3) A demanda de treinamento de pessoal será elaborada pela Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas;

c.4) As demandas de serviços gerais para funcionamento do campus serão elaboradas pela Coordenadoria de Serviços Auxiliares e Transporte. Serviços específicos para atender às particularidades das áreas precisam ser planejados pelos setores demandantes.

c.5) As demandas de materiais e equipamentos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) deverão ser enviadas para o e-mail do setor de TI (cti.vni@ifes.edu.br), o qual fará os ajustes e agrupamentos das demandas setoriais;

c.6) Não é necessário elaborar demanda individual sobre diárias e passagens;

 

3 ACESSO AO SISTEMA

        Os usuários que já possuem o perfil de acesso estarão com a senha expirada. Assim os mesmos deverão encaminhar um e-mail para cristiano.fim@ifes.edu.br, informando o seu nº de CPF, solicitando a reativação do usuário.

        Para cadastramento de novo usuário, clique aqui e entenda como solicitar seu acesso ao sistema de demanda de compras.

 

4 PREENCHIMENTO NO SISTEMA

Dentro da elaboração do Plano de Contratações Anual (PCA), cabe aos setores demandantes o preenchimento de Documuentos de Formalização de Demanda (DFD), junto ao Portal de Compras do Governo Federal, acessando https://www.comprasnet.gov.br/seguro/loginPortal.asp  e seguindo o Tutorial de Preenchimento de DFD.

 

5 PRAZO

A data limite para o lançamento e envio dos DFDs é dia 1º de abril de cada ano.

 

 

Contatos

Coordenadoria de Licitações e Compras
(28) 3546-8612 (ligações eWhatsApp) -clc.vni@ifes.edu.br
Erivelton Guizzardi -eguizzardi@ifes.edu.br
Michele Aparecida Vieira Curty -michele.curty@ifes.edu.br
Diretoria de Administração e Planejamento
Cristiano Fimcristiano.fim@ifes.edu.br
(28) 3546-8605
 
COORDENADORIA DE LICITAÇÕES E COMPRAS
Versão Março/2023
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