Página inicial > Notícias > CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Publicado: Sexta, 12 de Junho de 2020, 16h17 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 11h06

O curso de práticas pedagógicas criado através de uma parceria do Ifes - Campus Venda Nova, Ifes -Campus Ibatiba e a Secretaria Municipal de Educação de Venda Nova continua mesmo em tempo de pandemia. As aulas estão sendo realizada no moodle, conforme previsto, mas devido a pandemia da COVID-19 os encontros, que seriam presenciais, estão ocorrendo por meio de aulas on-line,  Assim os alunos e a equipe acompanham as atividades práticas.

A primeira atividade, das seis que ocorrerão no eixo ensino fundamental I, foi sobre estratégia de ensino de História, na qual foi trabalhado o estudo da História individual, conceito abordado pela linha de pesquisa chamada Micro- história. Foi proposto que os alunos elaborassem minibiografias, e estas deveriam relacionar a história de vida do aluno com os fatos históricos do Brasil, na economia, na política e na sociedade.

Na Educação Infantil, foi abordada a estratégia de ensino investigativo, no qual as professoras propuseram atividades seguindo os passos da metodologia científica, adaptada para as crianças. A atividade proposta foi trabalhar com eles a descoberta da existência e intensidade do vento, analisar e classificar sementes, conhecer um pouco mais do universo ou descobrir as formas que a água assume (sólido, líquido e gasoso). Sendo que cada professor selecionou um tema para sua turma.

O resultado está além das expectativas segundo os professores, pois é possível trabalhar atividades apropriadas para a aplicação à distância, ao mesmo tempo que se produz um ensino eficaz. De acordo com a aluna Cleidiane Ferreira “O curso de educação infantil que o Ifes está oferecendo se adequou as mudanças e está contribuindo com o nosso trabalho. Através de aula online fomos orientados a planejar atividades investigativas a serem aplicadas em casa, foi um sucesso. ” A aluna Ingrid Mendes ressalta ainda que as atividades estão possibilitando “a oportunidade de poder se colocar no lugar do aluno, de maneira real, faz sentido para uma aprendizagem que nos reporta a pensar, e essa formação tem proporcionado isso de maneira real e prazerosa”.

Apesar da necessidade de adaptação no início a turma continua animada e segundo a professora do curso, a servidora Amanda de Almeida, o curso tem sido produtivo e de forma geral tem “encantado com os resultados das propostas orientadas”.

A secretaria de educação, por meio das pedagogas que estão trabalhando em conjunto no curso, relatam que mesmo diante do período de isolamento social, o curso possibilita que os professores possam manter-se atualizados e revisitem o cotidiano escolar. Sendo que tanto as aulas online, quanto as atividades no Moodle proporcionam a reflexão e o aprimoramento da prática docente.

Tanto a secretária de educação quanto o Ifes acreditam que a formação é um instrumento potente para ressignificar a prática pedagógica, e certamente o sentimento é de satisfação por poder colaborar com o desenvolvimento educacional em uma época em que é necessário encontrar novos caminhos para o processo de ensino- aprendizagem.

#Ifesnaopara#

Sofia Gagno Caldas- Escola Liberal Zandonade                              Júlia de Araújo Paste – EMEI Honório Pizzol