Página inicial > Notícias > V SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

V SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2017, 14h13 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 11h06

Durante a semana de 20 a 24 de novembro, acontecerá a V Semana do Livro e da Biblioteca; ação organizada pela Coordenadoria de Biblioteca do Campus Venda Nova do Imigrante e que tem como objetivo incentivar o uso da Biblioteca e desenvolver a prática da leitura entre os estudantes.

A programação da Semana inclui Oficinas e concurso de letitura interpretativa, nos idiomas Espanhol, Inglês e Português, além da Feira de troca de livros, varal literário, exposição fotográfica, lançamento de livro e premiação dos leitores do ano. Detas atividades, apenas a premiação dos leitores do ano é restrita aos estudantes e servidores do campus que utilizam o serviço de empréstimo da biblioteca.

As oficinas e o concurso de leitura interpretativa acontecerão no dia 20 de novembro no Ifes - Campus Venda Nova do Imigrante. Serão ofertadas vagas para manhã e para a tarde. Para participar das oficinas e do concurso de leitura é preciso se inscrever. Acesse: http://bit.ly/2zCC2Ep

Encerrando a premiação do concurso de leitura expressiva, acontecerá, às 19h, em conjunto com a II Fiesta de la Hispanidad, o lançamento do livro do professor Lucimar Retz, que receberá o público no Hall do Auditório para a noite de autógrafos. Em sua obra “Graça e Poder – Uma Experiência de Vida”, o autor apresenta uma narrativa de momentos vividos por ele e que fortaleceram seus princípios de coragem e fé. A história do livro se passa em 2016, com envolvimento de familiares, amigos e colegas e com suas experiências reais e emocionantes.

Diz o autor "Cada dia vivido representa a segunda chance, que somente foi possível narrar momentos difíceis de muita dor porque não estavam sozinhos. Algo sobrenatural aconteceu durantes os dias de intensa agonia, em que a graça e o poder se manifestaram de forma permitir mais um dia de perspectiva de vida."

Comunicação Ifes

As demais atividades acontecerão durante toda a semana.

A II Feira de Troca de Livros é aberta a comunidade. Para participar basta trazer seus livros usados e trocá-los por outros de seu interesse. A única recomendação é que os livros sejam de literatura e estejam em bom estado de conservação. Os livros disponíveis ficarão expostos na mesa de troca dentro da Biblioteca do campus.

O Varal Literário também é aberto a comunidade - Durante a semana, quem quiser, poderá escrever frases de livros ou de poemas que mais gostam e compor o nosso varal.

A Exposição fotográfica Centro - Vida sem Filtro foi organizada pelo Professor Leonardo Pichara e ficará em exibição até o dia 30 de novembro. Conta o autor,

"A exposição Centro – Vida sem Filtro começou a tomar forma em 2007, quando achei minha máquina fotográfica analógica que, há tempos, estava perdida. Nela havia um filme intacto que eu mesmo não sabia se era colorido ou preto e branco. Decidi pelo prazer da surpresa de não saber o que se revelaria, e parti para fotografar o centro de Vitória. A escolha foi completamente passional: foi lá que passei boa parte de minha vida estudantil, quando saí da minha casa no interior, aos 14 anos, 'para estudar'. Apaixonei-me pelo Centro.

Dos 24 registros originais, escolhi 10 imagens para essa exposição que, por decisão minha, não sofreram nenhum tipo de retoque ou processo artificial. O tom sépia que se revelou (palavra rara no vocabulário moderno/digital de hoje), muito me agrada e se deve à ação do tempo sobre o filme guardado.

No Centro o tempo para pra respirar, a poesia acontece, a música evoca tempos passados, os cheiros inebriam e a Vida se revela Sem Filtros."

Centro Vida sem filtro

Já a Premiação dos Leitores do Ano é restrita aos alunos e servidores do campus que utilizam o serviço de empréstimo da biblioteca. Todos estão participando e para escolher os premiados, a Coordenadoria de Biblioteca emitirá o relatório do sistema "pergamum" com todos os nomes dos usuários que mais utilizaram o serviço de empréstimo durante o ano de 2017.

Venha participar e conferir a programação do evento!
Você não pode perder!