Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Apresentação teatral "A comédia da panela", no campus Venda Nova em 26 de novembro
Início do conteúdo da página

Apresentação teatral "A comédia da panela", no campus Venda Nova em 26 de novembro

Publicado: Terça, 25 de Novembro de 2014, 01h00 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 11h06

comedia

O IFES Campus Venda Nova recebe na quarta feira dia 26/11 o divertidíssimo espetáculo “ A Comédia da Panela” com o Grupo de Teatro Rerigtiba.

A peça premiada com o Projeto Circulação Cultural da SECULT vai ser apresentada gratuitamente às 15:30 no Auditório do IFES de Venda Nova do Imigrante.

Sinopse:
 
“A Comédia da Panela”, conta a história de Cridão, velho avarento, que tem uma panela de ouro escondida em casa. Ele teme que alguém possa roubar o seu tesouro, mas uma série de acontecimentos transformará a natureza do velho. O espetáculo serve como uma metáfora sobre a opção de mudar nosso destino a partir das escolhas que fazemos.
A graça encantadora desse tipo de comédia está não só na urdidura da trama como também nos artifícios cênicos, como a caracterização e o gestual, e nos recursos literários como as rimas, as expressões pitorescas e as frases inconclusas, que propiciam múltiplos entendimentos. A panela é uma adaptação da “Aululária” de Plauto, ornada no estilo das comédias populares brasileiras.
 
Sobre a montagem do espetáculo:
 
A Montagem do espetáculo foi realizada durante um intercambio de cinco meses com o diretor Ednaldo Freire, que veio de São Paulo para trabalhar com o Grupo Rerigtiba em Anchieta. O intercmbio artístico envolveu extensa pesquisa de linguagem cênica sobre a comédia popular, técnicas de interpretação cômica como o circo, a revista e a comédia dell’Arte;  e pesquisando temas, formas e expressões simbólica presentes na cultura popular o resultado foi a montagem da peça “ A Comédia da Panela”, texto de Atílio Bari adaptado do clássico Aululária, escrito por Plauto por volta do ano 200 antes de Cristo.
 
Sobre o Grupo de Teatro Rerigtiba:
 
Com sede em  Anchieta  a companhia com 21 de existência  desenvolve um solido trabalho de pesquisa  da  linguagem  teatral  para montagens de seus espetáculos e aprimoramento de seus artistas. Realiza cursos, oficinas e Workshops além de programas para formação de plateia e difusão das artes cênicas.
 
Significado do nome:
 
“Lugar de muitas Conchas”. Este é o significado de Rerigtiba, o primeiro nome do povoado fundado em 1579 pelo jesuíta pe. José de Anchieta.
 
Serviço:
 
Teatro: “A COMÉDIA DA PANELA”
Elenco: Sara Lyra, Edson Damasceno, Rosemary Zani, Welida Pontes, Magno Diniz e  David Baiense.
Classificação: 12 anos
Dia: 26 de novembro – Quarta feira
Horário: 15:30
Local: Auditório do IFES Venda Nova
Informações: (28) 3546-8600, ramal 7
ENTRADA FRANCA

registrado em:
Fim do conteúdo da página