Página inicial > Notícias > Inscrições do mestrado para técnicos administrativos serão abertas na segunda (18)

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2013, 01h00 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 11h06

Estarão abertas, a partir de segunda-feira (18), as inscrições para o Mestrado em Administração que será ofertado por meio de convênio firmado entre o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes e a Fucape Business School. Serão ofertadas 25 vagas para servidores técnico-administrativos. Os interessados deverão acessar o site da Fucape para se inscreverem. O período de inscrições vai até 6 de dezembro.

Para participar, o servidor pode possuir formação acadêmica em qualquer área, não é necessário ser graduado em Administração. Na hora da inscrição, o interessado deve ter atenção para se cadastrar na turma exclusiva para o Ifes (que estará sinalizada como tal no site), e não no programa de Mestrado em Administração oferecido para candidatos em geral.

A linha de pesquisa será “Estratégia e Governança Pública e Privada”, anunciada na reunião do último dia 11 no Teatro do Campus Vitória. O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, e o professor Aridelmo Teixeira, da Fucape, apresentaram mais detalhes sobre o programa, que será inteiramente custeado pelo Instituto para os servidores selecionados.

As 25 vagas serão distribuídas da seguinte maneira: duas vagas para o campus Vitória, uma para cada um dos demais campi, uma para a Reitoria e as restantes para ampla concorrência. O objetivo foi beneficiar todos os campi e levar a oportunidade também para o interior. O servidor inscrito concorrerá primeiramente à vaga destinada ao seu campus. Se não obtiver a pontuação necessária para aprovação, passará automaticamente a disputar as vagas de ampla concorrência, sendo classificado entre todos os outros candidatos.

A seleção será feita por prova objetiva de 30 questões (da área de Gestão) e análise de currículo. A bibliografia para a prova estará contida no edital. No ato da inscrição, no site da Fucape, o servidor deverá fornecer seu currículo. Contarão pontos itens como anos de experiência em atividades de gestão, cursos prévios de especialização, publicações, entre outros.

A data da prova e demais passos da seleção – inclusive a divulgação dos resultados – estarão contidas no edital do mestrado, que será divulgado também na segunda-feira (18). A nota representará metade da pontuação final do candidato, sendo a outra metade a pontuação alcançada na análise de currículo. Haverá ainda entrevista com os selecionados (não classificatória, mas eliminatória).

As aulas serão iniciadas em março de 2014, e serão realizadas nas terças-feiras à tarde e ao longo de todo o dia nas quartas-feiras. O mestrado deverá ser realizado sem afastamento do servidor, que ficará, contudo, liberado para frequentar as aulas nos dias determinados. Caso haja desistência até o oitavo mês do mestrado, um suplente poderá ser chamado. Entretanto, o novo mestrando terá que realizar as disciplinas passadas em horários alternativos, ficando o seu ingresso condicionado à sua disponibilidade.

O curso terá duração de dois anos, e de acordo com o convênio firmado, os servidores terão no máximo 30 meses para concluírem o programa.