Página inicial > Notícias > Semana da Consciência Negra

Semana da Consciência Negra

Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2013, 10h00 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 11h06

O Projeto A Influência da Arte e Cultura Africana na Arte e na Cultura Brasileira : a partir dos olhares artísticos/estéticos, filosóficos, sociológicos, literários e da educação física, é desenvolvido no Ifes - Campus Venda Nova do Imigrante desde a ano de 2012 e tem por finalidade trabalhar a igualdade étnico-racial visando diminuir o racismo enfrentado na sociedade, rompendo os estereótipos em relação a África na busca em garantir que a escola seja um ambiente de vivência multicultural, de igualdade de tratamento e de oportunidades.

Trabalhar a diversidade étnica e cultural é uma tarefa que ajudará na compreensão da pluralidade de uma sociedade, na significação do tema Africanidade, na revisão de posturas, de conhecimento e valorização da arte e cultura africana.

Em comemoração à Semana da Consciência Negra, o campus Venda Nova promove, entre os dias 18 a 22 de novembro, diversas atividades em culminância ao projeto desenvolvido.

O evento conta com a seguinte programação:

Início as 18h

Abertura:Vernissage

Horário: 8h às 10h:30min

Oficina de estética africana com 10 alunos e com a psicopedagoga e pesquisadora da estética africana Rosi de Sá.

Local: Salas de aula ( a escolher)

Desfile aberto às turmas e uma breve apresentação sobre estética africana

Turno Vespertino

Horário: 13h às 15h

Local: Salas de aula ( a escolher)

Horário: 15h:30min

Desfile aberto às turmas e uma breve apresentação sobre estética africana

Horário: 14h às 16h

Oficina de sensibilização com o Mestre de capoeira Boca Preta, e a presença de alunos do Ifes que desenvolvem atividades relacionadas ao esporte sob a coordenação dos docentes da disciplina de Educação Física, Fabrício Amaral e Fernanda Merisio.

Mesa redonda sobre Sincretismo Religioso com o Pe. Marcio Ghil

Turno Vespertino

Horário: 13h:30min

Palestra e exibição de filme

Local: Auditório

Horário: 10h:40min

Roda de capoeira e maculelê com o grupo de mestre Boca Preta e com os alunos do IFES, sob a coordenação dos docentes da disciplina de Educação Física, Fabrício Amaral e Fernanda Merisio.

Local: Cantina