Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Projeto de Artes do campus Venda Nova realiza oficina de papel artesanal em Aracê
Início do conteúdo da página

Projeto de Artes do campus Venda Nova realiza oficina de papel artesanal em Aracê

Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2013, 00h00 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 11h06

projeto Arace 1 SITE

O projeto "Cata papel e Inventa Moda: produção e reciclagem", do campus Venda Nova do Imigrante, realizou atividade com a comunidade do distrito de Aracê e entorno, em Domingos Martins, no sábado (28/09).

A professora da disciplina de Artes, Maria José Corrêa de Souza, que coordena o projeto, e a aluna Luiza Pagotto, que é bolsista do projeto, realizaram oficina com 15 jovens e adultos da comunidade para sensibilizá-los quanto a consciência ecológica, adotando medidas de economia e preservação ambiental a partir da redução dos gastos de papel.

Além disso, possibilita a geração de trabalho e renda, pois os participantes aprendem a produzir papel artesanal.

Durante a oficina, os participantes experimentaram técnicas variadas na produção de papel artesanal, utilizando como matéria-prima papel descartado e outras fibras encontradas na comunidade e produção de objetos artísticos e utilitários. A próxima oficina deve ser realizada em Pedra Azul, também em Domingos Martins, ainda sem data definida.

O projeto de extensão e pesquisa "Cata papel e Inventa Moda: produção e reciclagem" realiza uma série de oficinas no Laboratório de Artes do campus Venda Nova do Imigrante e tem como foco a preservação do meio ambiente e a produção de papel artesanal, considerando a promoção de experimentações práticas e artísticas e educação ambiental.

projeto Arace 2 SITE

Durante a atividade, são observadas a composição e consistência da polpa, a forma de prensagem, o prazo de secagem, a resistência do papel de acordo com a presença ou não de elementos decorativos como fibras da folha do café e outras da região. As oficinas são abertas aos alunos do campus e à comunidade e são realizadas às terças-feiras, em dois horários: das 8h às 10h30min e das 14h às 16 horas. Para participar das oficinas é preciso se inscrever na Coordenadoria de Registro Acadêmico do campus Venda Nova do Imigrante.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página