Página inicial > Diretoria de Ensino > Uncategorised > NEABI - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas

NEABI - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas

Publicado: Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 15h19 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 08h41

Edital 02-2019

Regimento Neabi

Neabi

O NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas), do IFES- campus Venda Nova do Imigrante, atua desde abril de 2017 e foi criado através da Portaria n.431 de 28 de setembro de 2017. O NEABI é uma instância de natureza educativa, propositiva e consultiva, vinculada à Diretoria de ensino, que estimula e promove ações de ensino, pesquisa e extensão orientadas às temáticas das identidades e relações étnico-raciais e do racismo, quanto às populações afro-brasileiras e indígenas, no âmbito da instituição.

As atribuições do NEABI são:

1. Atuar como órgão proponente e consultivo, quanto aos assuntos referentes às políticas afirmativas no âmbito do Campus, em especial à política de reserva de vagas para indígenas e afro-brasileiros nos processos seletivos e concursos públicos oferecidos pelo Campus.

2. Realizar estudos e debates sobre os componentes curriculares dos cursos ofertados pelo IFES no sentido de concretizar o Plano Nacional de Implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e auxiliar no processo de inserção dos conteúdos referentes à história e às culturas afro-brasileira e africana, e dos povos indígenas no currículo escolar.

3. Promover a formação de alunos, de professores, servidores do IFES e da comunidade externa.

1. Valorizar as Histórias e as culturas africanas, afro-brasileira e indígena na formação do Brasil.

1. Propor ações de ensino, de pesquisa e de extensão sobre as temáticas étnico-raciais e do racismo.

2. Auxiliar a implementação das Leis n. 10.639/2003 e 11.645/08 que instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações étnico-raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

3. Participar da construção e da execução da Política de Ações Afirmativas do IFES.

4. Manter um grupo de estudos acerca das temáticas acerca da Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER)

5. Assessorar a Direção de Ensino, as coordenadorias de cursos e o setor pedagógico quanto a inclusão de conteúdos referentes à ERER nos projetos pedagógicos dos cursos de nível médio, superior e pós-graduação.

6. Indicar obras para o acervo bibliográfico, relacionadas à temática étnico-racial antirracista no campus.

Coordenadora do NEABI IFES-VNI: Kalna Mareto Teao

Coordenadora adjunta: Tatiana Aparecida Moreira

Membros do NEABI: Edson Kretle dos Santos, Kenia Olympia Fontan Ventorim, Mariana Ramalhete, Nanine Renata Passos dos Santos Pereira, Pedro Sérgio da Silveira, Rafael Cavalcanti do Carmo, Rodrigo Paste Ferreira.